Manejo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A caatinga é a vegetação que ocorre na porção semi-árida do Nordeste. O bioma ocupa uma área de aproximadamente 800.000 km², correspondendo a 10% do território brasileiro. Cobre a maior parte dos Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte norte de Minas Gerais. Esse bioma é considerado o principal ecossistema existente na RegiãoNordeste, o clima da região semi-árida apresenta como característica marcante a irregularidade do regime pluviométrico, com duas estações definidas: a estação chuvosa (inverno) que dura de três a cinco meses e a estação seca (verão) que dura de sete a nove meses. Predomina na região, o relevo com altitudes com menos De 500 m, situado entre superfícies que atingem cotas de 800 a 1100m no Planaltoda Borborema, Chapadas do Araripe e da Ibiapaba; chegando a 1.200 m na Chapada Diamantina.

Nas depressões interplanálticas (Depressão Sertaneja), ocorre a paisagem típica do semi-árido nordestino, sendo caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona, relevo suave-ondulado, e cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas. O estudo da florística e da fitossociologiade uma floresta representa o passo inicial para o seu conhecimento, pois associado a sua estrutura e dinâmica pode-se construir uma base teórica que subsidie a conservação dos recursos genéticos a conservação de áreas similares e a recuperação de áreas ou fragmentos florestais degradados, contribuindo substancialmente para seu manejo ou inteira conservação dos fragmentos sem obter o uso dos seusProdutos. Este trabalho contribui para o conhecimento das florestas de caatinga na microbacia hidrográfica do açude Jatobá e contempla os seguintes objetivos: analisar a composição florística, estudar a fitossociologia, estimando-se suas estruturas horizontal, vertical e paramétrica.

Diagnóstico
Localização da área O estudo foi realizado na Fazenda Lagoa Seca, área inserida na microbacia doAçude Jatobá, localizada no centro- sul do Estado da Paraíba e no município de São José do Bonfim, distando 15 Km da cidade de Patos, Paraíba, conforme ilustrado abaixo.

De acordo com a classificação de Köppen, o clima predominante na região é do tipo semi-árido quente, classificado como Bsh, a semi-aridez do clima caracteriza a paisagem. Esse clima, quente e seco, com chuvas de verão, alcança osíndices mais baixos de precipitação do Estado, com média anual de 500 mm (PERH-PB, 2006). A área de estudo é coberta por uma caatinga arbustiva arbórea xerofíla que se encontra em um bom estado de conservação; e é usada para criação extensiva de caprinos. Os solos predominantes são classificados como Luvissolos Crômicos e Neossolos Litólicos, ricos em nutrientes, contudo, com forte limitação físicadecorrente, principalmente, de sua pedregosidade e pequena espessura.

Metodologia e coleta de dados
Em um fragmento contínuo de aproximadamente 300ha de vegetação de caatinga, foi realizado um levantamento de inventário florestal, utilizando parcelas de área fixa sistematicamente distribuídas, com área de 400 m² (20 x 20 m), aplicando a distribuição das parcelas de forma sistemática em umadistância de 200 metros entre parcelas dentro do transecto e 300 metros entre os transectos e demarcadas com auxílio de GPS (Global Position System). Nas parcelas serão amostrados todos os indivíduos vivos, ou mortos ainda em pé, cuja circunferência a 1,30m de altura possua acima de 6 cm, seguindo o Protocolo de Medições de Parcelas Permanentes. Serão feitas as seguintes avaliações da vegetaçãolenhosa para cada indivíduo: nome vulgar e regional, medição da(s) circunferências(s) a 0,30 m do solo (C0,3), medição da(s) circunferências(s) a 1,30 m (CAP) e altura total. Diferentes situações podem ser encontradas em um inventário florestal quando da medição das árvores em campo.

Medição de CAP e CNB em situações especiais.

Medições de CNB e CAP para fuste com e sem bifurcação e...
tracking img