Manejo vacas de leite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Manejo de Vacas Leiteiras

Para que uma vaca possa externar todo seu potencial leiteiro é necessário que inicie a lactação em boas condições físicas e bem nutrida e, para tanto, deve-seproporcionar, principalmente nos dois últimos meses de prenhês, um arraçoamento especial. É conveniente que as vacas nesse estágio de prenhês fiquem separadas em um piquete onde receberão uma suplementação devolumoso e concentrado. As condições higiênicas para vaca no pós-parto devem ser observadas. Dois a três dias antes da data provável do parto, deve ser levada a uma baia (maternidade) limpa edesinfetada.
Após o parto, que deverá ser realizado em local próximo ao estábulo, a vaca e o bezerro devem ficar juntos para que este mame o colostro.
As vacas devem ser observadas diariamente quanto à suavida reprodutiva,
recomendando-se que, 60 dias após o parto, sejam cobertas ou inseminadas quando em cio. A identificação do cio, o controle alimentar e o exame ginecológico de rotina no rebanho, farãocom que haja maior eficiência reprodutiva, consequentemente, maior eficiência produtiva. O não aparecimento de cios deve ser motivo para exame veterinário. Nos rebanhos onde o touro não acompanha asvacas no pasto, deve ser providenciada a presença de um rufião para indicar as fêmeas em cio.
Deve ser respeitado um período seco para que seja suprida a maior necessidade nutricional do feto e paraque a glândula mamária descanse preparando-se assim para a próxima lactação. Quando se dá um manejo adequado às vacas secas, indubitavelmente, irá refletir positivamente na futura produção de leite.É no período seco ou período de descanso que o feto tem um maior crescimento, sendo de 1/3 até aos sete primeiros meses de gestação e, 2/3 do seu crescimento, nos últimos dois meses. Durante a faseinicial da lactação, a circulação materna tem como prioridade a mantença da produção de leite, indo a corrente sanguínea principal do coração ao úbere, levando os nutrientes essenciais para a síntese...
tracking img