Manejo florestal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento Estratégico
(Resenha)

1 A função do planejamento estratégico
O planejamento estratégico tem por objetivo orientar equipe e gestores nas decisões a serem tomadas, para atuar de forma proativa, antecipando e adaptando-se as mudanças de mercado. O administrador que não elabora um planejamento adequado a sua empresa acaba concentra-se exclusivamente no operacional, assim estaráatuando com um bombeiro, apagando incêndio que nem sabe os motivos de ter começado.
A falta de planejamento é um dos motivos em que tem levado várias empresas a falência, pois as mesmas tem que saberem adequar-se as inovações do mercado consumidor de acordo com suas realidades financeiras. Este item pode ser uma importante arma se utilizado eficazmente, e para isso é necessário ter noções dedeterminados elementos que promovem o planejamento, assim como a mudança no contexto competitivo que mudam a pratica de planejamento.

2 Diagnostico estratégico
O diagnostico estratégico é o fator primordial do planejamento, através dele que haverá a coleta de subsídios para o direcionamento estratégico, que servirá para orientar a performance da empresa em relação ao ambiente externo e interno,movimentando ações que antecipem as mudanças de mercado.

2.1 Análise externa
A relação da empresa com o meio externo é essencial para a existência da empresa, essa relação é a que existe buscando materiais humanos e financeiros para a produção de bens e serviços que promovam o retorno do que foi investido, assim, se faz necessária compreender como se compõe esse ambiente para a boa gestão de umaempresa. Este ambiente pode-se dividir em dois grupos: macro e micro ambiente.
O macroambiente é composto por aspectos que irão influenciar a indústria em geral, são sanções de mercado impostas por instituições afins que vão influenciar no direcionamento geral das empresas, exemplos disso são os índices de mercado como a taxa Selic, índice dow Jones entre outros. Assim podemos definirmacroambiente como conjunto de particularidades que podem agir indiretamente nas diferentes industrias que atuam em um país. Nesse caso indústria seria a porporção de diferentes empresas que fabricam o mesmo produto disputando os mesmo fregueses, podendo varia de indústria para indústria, muitas vezes um setor sofre com crises que alavancam outro setor.
Para uma boa analise desse ambiente, é necessário olevantamento de informações sobre aspectos como socioculturais, legislativos, político/governamentais, econômicos e tecnológicos.
O microambiente é relacionado ao tamanho ao horizonte de mercado em que a empresa vai atuar, por exemplo, a coca-cola atua no mercado de bebidas, sendo que ela não produz apenas refrigerantes, mas também água e suco. Já uma pequena empresa de refrigerantes como a Bc–cola, não deve expor-se no setor de bebidas pois ela ampliaria demais seu foto de competição.
De acordo com Poter (1989) listou as forças competitivas existentes entre as indústrias, que são, a rivalidade entre vendedores concorrentes; o potencial de entrada de novos concorrentes; o poder de barganha dos fornecedores; o poder de barganha dos compradores.
É de suma importância o gestor tercontrole e conhecimento desses fatores para o bem estar da empresa e para a força de competitividade da mesma, lançando-se ao mercado aproveitando as oportunidades e prevenindo-se das ameaças existes no mesmo. Deve-se identificar as principais ameaças e oportunidades que podem influenciar na sua empresa, para tanto tem que se fazer uma analise externa, mas também uma análise interna para diagnosticarcompetências e falhas existentes para o fortalecimento da mesma.

2.2 Análise interna
A análise interna visa reconhecer o poder motrix da empresa, para que assim o gestor tenha ciência de com que recursos pode-se contar e em que ponto a empresa deixa a desejar pra que assim possa se fortalecer e desenvolver um bom planejamento estratégico.
O primeiro passo é identificar a cadeia de valor,...
tracking img