Manejo de suino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manejo de suíno
Há três sistema de se criar suínos:
- Extensivo: os animais são criados soltos
- Intensivo: os animais são criados em confinamento, desde o nascimento até o abate. O regime intensivo requer técnicas especiais e o controle balanceado de rações.
- Misto: è uma combinação dos dois anteriores, os animais são confinados em determinadas ocasiões e soltos em outras, em piquetes. È oregime considerado ideal em virtude das facilidades que proporciona.
Terreno
Feita a opção pelo regime intensivo ou pelo misto, escolhe-se um terreno, arejado e com pouca umidade, onde serão distribuídas as instalações: cerca baixa e abrigos cobertos com cochos.
Alimentação
De preferência, alem da ração, deve-se aproveitar tudo o que for produzido na propriedade: capim, restos de hortaliças,cereais, frutas e tubérculos, etc.
Cuidados com as gestantes e os leitões
Uma semana antes do parto deve-se lavar e desinfetar o local onde ele ocorrerá. Em seguida coloca-se na baia uma cama limpa e seca. Na véspera do parto, dá-se a porca uma leve ração laxativa, composta por farelo de trigo. No dia o parto, apenas água. Após, vai-se aumentando a ração aos poucos, até normaliza lá no décimodia. Cada porca da, em media, de sete a doze porquinhos, num parto que dura cerca de seis horas.
Assim que nascido, deve-se libertar o leitão das membranas que o envolvem, seca-lo com uma toalha de papel. Depois dá-se um no cego no umbigo, a uma distancia de 3 cm do ventre. Com uma tesoura esterilizada, corta-se o umbigo logo abaixo do nó. Desinfeta-se o coto umbilical com solução de iodo.Ainda no primeiro dia de vida, cortam-se os oito dentes rente á gengiva, cuidando para não deixar fragmentos pontiagudos com objetivo de reduzir lesões cutâneas na face dos leitões e no aparelho mamário das matrizes. A temperatura recomendada para os leitõezinhos, até o décimo dia de vida, é de cerca de 25 a 32°C.
O primeiro alimento dos leitões é o colostro. Depois, o leite materno atéos 15 dias, que é, a partir de então, suplementado com ração especial.
Para a produção do porco-carne, castram-se os machos com aproximadamente 15 dias. De modo geral os leitões devem ser desmamados entre os 45 e 56 dias. Após o desmame vem a recria, que vai até o quarto mês de vida. Durante esta fase os leitões são mantidos em piquetes gramados ou com acesso a um abrigo. Depois, segue-se operíodo e terminação: os animais ficam em confinamentos, formando lotos de, no Maximo, trinta exemplares, até que aos 120 dias, com peso médio entre 90 e 100 Kg, são abatidos.
Boa saúde
Para manter a boa saúde do rebanho, cabe tomar algumas medidas preventivas:
- Só adquirir animais com atestado negativo de brucelose
- Manter as instalações rigorosamente limpas
- Evitar águasestagnadas na área de exploração
- Manter caixa de cal virgem na entrada das instalações
- Não permitir visitas ao estabelecimento
- Separar os suínos de outras espécies de animais
- Submeter os animais a um teste diagnostico de brucelose, no mínimo uma vez por ano
Defesa sanitária
Para a prevenção de paratifo, a porca deve receber a devida vacina quinze dias antes do parto, e oleitões aos 10 dias de vida, com nova dose uma semana depois. Contra a peste suína, os leitões são vacinados inicialmente as 45 dias, todo o plantel deve receber a vacina de seis em seis meses.
O vermífugo é administrado por via oral, de inicio com dosificador especial, em três aplicações, com intervalos de quinze dias entre eles, repedindo a aplicação três meses depois.Galinhas poedeiras
São assim denominadas as galinhas destinadas à produção de ovos, em criações comuns de aves soltas em quintais, terreiros, chácaras, sítios e fazendas, mantidas em galinheiros comuns ou em aviários, no chão de galpões ou em gaiolas coletivas ou individuais.

Gaiolas
Essas gaiolas podem ser dispostas em 2 ou mais andares, o que economiza espaço, materiais e...
tracking img