Manejo de cobras e serpentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO

As cobras, encontradas com muita frequência no Pantanal e de diversas espécies, não chegam a ser uma ameaça ao homem ou para o gado.

Existem as não venenosas como a cobra-d’água (Liophis militaris), e a cobra de duas cabeças, que são 24 espécies diferentes. Tem ainda a cobra-cega e a cobra-cipó (Rholubrideas), além da venenosa coral (Micrurus elaps) e da falsa coral(Elapomorphus) esta última sem veneno. Existem ainda, cobras muito venenosa como: a jararaca (Bothrops jararaca) e a jararaca do banhado, também chamada de cobra-nova; a cobra-tapete, que é jararacuçu, e a cascavel (Crotalus terrificus), que os índios chamam de boicininga, que em tupi quer dizer cobra com ruído. A cobra-preta ou muçurana é a devoradora de cobras, e a jiboia é a cobra constritora, que podeatingir de 3 a 5 metros, todas, com o corpo coberto de escamas, formando desenhos variados.

Vivem em campos e matas, muitas vezes no chão, onde se confundem com a folhagem devido às suas cores e aos desenhos de sua pele, mas podem ser encontradas também nas árvores. Preferem lugares secos e geralmente dormem durante o dia. Não são agressivas, frequentemente fugindo quando pressentem apresença do homem.
Caçam a noite, vários tipos de animais, entre os quais aves, lagartos e, principalmente roedores. São ovíparas e a ninhada varia de 20 a 50 filhotes que nascem com cerca de 50cm.

2- ALGUMAS ESPÉCIES E SUAS PARTICULARIDADES

Sucuri: A Sucuri (Eunectes murinus) estão entre as maiores serpentes do Brasil, não atingindo porém o mesmo tamanho das sucuris da Amazônia. Com coloraçãopardo-acinzentado e com ventre amarelada. Vivem sempre a beira d’água, nadam bem e passam a maior parte do tempo dentro de lagoas, rios e banhados, onde apanham suas presas. A sucuri pode chegar a 8 metros de comprimento e 75 cm de largura - e cresce bem mais do que isso na imaginação do povo que vive nas matas. Encontradas com frequência em matas ciliares ou, em repouso, dormindo enrodilhadas emtouceiras de capim ou outro tipo de vegetação, mas sempre perto de água. Têm hábitos noturnos. Alimentam-se de peixes, aves aquáticas e mamíferos de pequeno e médio porte, que matam por constrição. Após a refeição passam vários dias digerindo o alimento, ocasião que se tornam lentas e podem ser facilmente apanhadas. Quando em cativeiro, ficam até mais de um ano sem se alimentar.

Não picamsuas vítimas, mas, utilizando-se de sua incrível força muscular, mata qualquer presa em que consiga se enroscar; arrochando os laços e voltas com que enleia o corpo da vítima, quebra-lhes os ossos. Assim, ao mesmo tempo, mata e prepara para a deglutição.

São ovíparas, com ninhadas de 15 a 30 filhotes, que nascem com até 1m de comprimento e se alimentam de rãs e peixinhos.

Não possuem veneno,mata suas vítimas por estrangulamento, quebrando-lhe os ossos para degluti-la e em seguida digeri-la numa longa hibernação.

O tamanho da sucuri leva muitas lendas sobre seus hábitos alimentares. Diz-se por exemplo, que ela é capaz de engolir um boi, mas o crânio e os chifres do animal ficam atravessados na sua boca. E como o estômago não consegue digerir, ficam estendidas no chão, como seestivessem mortas, não podendo se mover, até que o ventre apodreça juntamente com o alimento; então as aves de rapina lhes dilaceram o ventre e devoram, ao mesmo tempo que o seu repasto; depois, informe e semi-devorada, a sucuri começa a se reformar, crescem-lhe a pele, volta à sua antiga forma.
Jiboia: As jiboias podem ser observadas nas encostas das serras que limitam o Pantanal, longe das áreasinundáveis. E algumas podem ser criadas domesticamente, atacando os ratos e não passando de dois metros de comprimento.
A jiboia-constritora (Boa constrictor) é uma serpente que pode chegar a um tamanho adulto de 2m (Boa constrictor amarali) a 4m (Boa constrictor constrictor), raramente chegando a este tamanho máximo. Existe no Brasil, onde é a segunda maior cobra (a maior é a sucuri)e pode ser...
tracking img