Maneirismo e renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MANEIRISMO
ARQUITETURA

A arquitetura maneirista dá prioridade à construção de igrejas de plano longitudinal, com espaços mais longos do que largos, com a cúpula principal sobre o transepto,deixando de lado as de plano centralizado, típicas do renascimento clássico. No entanto, pode-se dizer que as verdadeiras mudanças que este novo estilo introduz refletem-se não somente na construção em si,mas também na distribuição da luz e na decoração.
Principais características
Nas igrejas
Naves escuras, iluminadas apenas de ângulos diferentes, coros com escadas em espiral, que na maior partedas vezes não levam a lugar nenhum, produzem uma atmosfera de rara singularidade.
Guirlandas de frutas e flores, balaustradas povoadas de figuras caprichosas são a decoração mais característica desseestilo. Caracóis, conchas e volutas cobrem muros e altares, lembrando uma exuberante selva de pedra que confunde a vista.
Principais Artistas do Maneirismo
BARTOLOMEO AMMANATI , (1511-1592)
Autor devários projetos arquitetônicos por toda a Itália, tais como: a construção do túmulo do conde de Montefeltro, o palácio dos Mantova, a villa na Porta del Popolo. a fonte da Piazza della Signoria.
Seuinteresse pela arquitetura o levou a estudar os tratados de Alberti e Brunelleschi, com base nos quais planejou uma cidade ideal. De acordo com os preceitos dos jesuítas, que proibiam o nu nas obrasde arte, legou a eles todos os seus bens.
Palacio dos Mantova

GIORGIO VASARI, (1511-1574)
Vasari é conhecido por sua obra literária Le Vite (As Vidas), na qual, além de fazer um resumo da arterenascentista, apresenta um relato às vezes pouco fiel, mas muito interessante sobre os grandes artistas da época, sem deixar de fazer comentários mal-intencionados e elogios exagerados.
Sob aproteção de Aretino, conseguiu realizar uma de suas únicas obras significativas: os afrescos do palácio Cornaro. Vasari também trabalhou em colaboração com Michelangelo em Roma, na década de 30. Suas...
tracking img