Maneiras erradas de um gestor motivar sua equipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que toda empresa quer é profissionais motivados, animados e interessados em fazer seu melhor. Para isso, porém, é preciso saber estimular esse comportamento, oferecendo novos desafios e maisautonomia, por exemplo. O problema é que nem todo gestor sabe que, muitas vezes, ao invés de estar motivando ele pode estar desmotivando seus funcionários.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 10maneiras erradas de motivar seus colaboradores. Contamos, para isso, com a ajuda de especialistas em gestão de carreira e motivação. Confira adiante.

1 - OS PROFISSIONAIS SÃO ÚNICOS

'Não existemotivação em massa', explica o especialista em motivação, Roberto Recinella. Uma das maneiras erradas de motivar os profissionais é acreditar que o que motiva um motiva todos. Os líderes que não conhecemcada um dos membros de suas equipes podem cometer esse erro.
Na prática, o gestor acredita que determinado elemento vai motivar um profissional, pois foi o mesmo elemento que já motivou outrotrabalhador. Mas, segundo Recinella, isso não funciona sempre. A sugestão é conhecer cada um dos membros da equipe, entendendo suas necessidades e interesses.

2 - DESAFIOS MEGALOMANÍACOS

A maioria daspessoas sabe que os profissionais, para se sentirem motivados, querem desafios constantes. Ou seja, uma oportunidade de superar uma meta e de mostrar um bom trabalho. O erro acontece quando o líder,pensando que vai motivar, estipula um desafio absurdo, que dificilmente será atingido. 'O profissional sabe que não vai conseguir e logo fica desmotivado', analisa o especialista. Os desafios devemsempre ser propostos, mas precisam ser palpáveis.

3 - SEMPRE EM CIMA...
Ainda na lógica do item um, o líder pode desmotivar, tentando motivar, se não entender as necessidades e os interesses dosprofissionais. Nesse caso, a desmotivação acontece porque o chefe fica em cima demais do funcionário, acreditando que ele quer esse acompanhamento de perto, quando, na realidade, o que ele deseja é mais...
tracking img