Maneira de ver os outros trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Em nosso trabalho vamos falar sobre a poluição que pode ser considerada a libertação de elementos, radiações, vibrações, ruídos e substâncias ou agentes contaminantes em um ambiente, prejudicando os ecossistemas biológicos ou os seres humanos. Vamos enfocar o trabalho no Município de Nova Friburgo e principalmente no distrito em que moramos que é Lumiar. Existem alguns tipos depoluição que vamos abordar, são eles: Poluição Atmosférica, Poluição Dídrica, Poluição do Solo, Poluição Sonora e Poluição Térmica.

Desenvolvimento: Poluição em Lumiar

Lumiar, distrito situado na Região Serrana do Rio de Janeiro, pertencente ao Município de Nova Friburgo, pode ser considera um dos últimos lugares no Estado que exista ainda rios próprios para se banhar. O Distrito é conhecidoem todo Rio de Janeiro, por suas belezas naturais, rios e cachoeiras em meio a Mata Atlântica, porém, a cada ano que se passa o crescimento da poluição em nossa vem crescendo muito. Moradores e pessoas que saem do centro do Rio de Janeiro ou de municípios com grande população estão vindo morar aqui, mas esquecem que se os se nós, moradores não começarmos a preservar o ambiente em que vivemospoderemos no futuro muito próximo não encontrarmos mais as belezas desta região.

[pic]

Podemos enfatizar o fato de muitas casas não possuírem fossas para suas casa, assim, fazem com que a rede de esgoto, coisa que também muitas casa não possuem, deságüem nos rios próximos as suas casas. É bem freqüente aqui pessoas construírem casa próximas a rios como o rio Boa Esperança, que a cada dia quepassa você nota mais um esgoto, mais pessoas jogando lixo no rio, um verdadeiro ato de ignorância. Temos em nossa região um dos maiores rios que cortam o Estado do Rio de Janeiro, o Rio Macaé, que corta não só o nosso Distrito mais municípios da Região dos Lagos. Esse rio se deságua no Município de Macaé onde se encontra com o mar. O Rio Macaé existem várias espécies de peixes que a própria populaçãotambém não cuida, vemos vários “pescadores” jogando arrastões em nosso rio, que não é um rio para que a população possa fazer dele um meio de se ganhar dinheiro, já o Rio Boa Esperança, em menores dimensões e também em quantidade de água, ainda podemos encontrar peixes, mais a população deveria se conscientizar para fazer suas pescas em épocas adequadas, seguindo normas de leis que existemtambém.

Nosso ‘lugarzinho’ também sofre em certas épocas do ano com as queimadas. Por se tratar de uma área rural, produtores se acham no poder de fazer queimadas extremamente criminosas, como assistimos a um mês atrás. Essas queimadas fazem com que o ar, faça que o ambiente em que vivemos afete pessoas que sofrem de problemas respiratórios, além de destruir toda a vegetação ‘construída’ pelanatureza durante meses e anos. Produtores da região também usam com muita freqüência agrotóxicos que fazem com que a terra fique ‘poluída’, matando todo os microorganismos, todos os elementos que a planta necessita para pode não só produzir naquele ano, mas todos os anos seguintes. Os agrotóxicos também podem chegar a afetar os lençóis freáticos e rios da região, isso ocorre quando produtores fazemlavouras próximas a rios ou córregos, fazendo com que peixes e todo ecossistema que é o rio desaparecerem.

[pic]

Assistimos, vemos e acompanhamos todos esses ‘crimes contra a natureza’, o pior disso tudo é que a população do Distrito não se mobiliza para tentar mudar essas situações, esses verdadeiros ‘massacres com a flora e a fauna’ existente aqui. Não podemos esperar que uma Associação demoradores se mobilize por cada um de nós, não podemos esperar que a Prefeitura do Município de Nova Friburgo venha aqui para nos ajudar, temos nós mesmo moradores da região mobilizar pessoas para tentar acabar de vez com o que estão fazendo com nosso Distrito. Temos nós moradores do local, ‘perder o medo’ de denunciar, se você vê uma pessoa colocando fogo em alguma área, se você vê alguém...
tracking img