Mandrilhadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SÚMARIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. MANDRILHAMENTO 4
3. PROCESSOS DE MANDRILHAMENTO 5
4. MADRILHADORAS 8
5. PARTES DA MÁQUINA 9
6. FUNCIONAMENTO 11
7. FERRAMENTAS DA MÁQUINA 12
8. FIXAÇÃO DAS FERRAMENTAS 16
9. TIPOS DE MANDRILHADORAS 19
10. CONCLUSÃO 21
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

1. INTRODUÇÃO

Os processos de usinagem representam importantes etapas dentrodos ciclos de fabricação na indústria de grande parte dos setores econômicos atuais. A maior parte de todos os produtos industrializados em alguma de suas etapas de produção sofre algum processo de usinagem. Em meio a inúmeros métodos diferenciados de processar sólidos metálicos, estaremos dando ênfase ao mandrilhamento, o qual é um processo mecânico de usinagem destinado à obtenção desuperfícies de revolução com auxílio de uma ou várias ferramentas de barra. Para tanto a ferramenta gira e se desloca segundo uma trajetória determinada.
Inicialmente, serão exemplificados os processos de Mandrilhamento, juntamente com os diversos tipos de máquinas deste meio, as ferramentas utilizadas na mesma, o modo de fixação destas ferramentas e outros elementos relacionados com o tema. Concluindoassim, e expondo as posições em relação ao mesmo.

2. MANDRILHAMENTO

Mandrilhamento é um processo mecânico de usinagem de superfícies de revolução, com o auxílio de uma ou mais ferramentas de corte. O mandrilhamento apresenta muita analogia com o torneamento, pelo fato de que a ferramenta remove o cavaco através de uma trajetória circular, mas existem diferenças substanciais entre as duasmáquinas, já que no torneamento é a peça que realiza o movimento giratório, enquanto que no mandrilamento é a ferramenta que o faz.
De fato, o movimento de trabalho é assumido pela ferramenta, ao passo que o movimento de avanço (retilíneo e constante) é assumido pela peça ou pela ferramenta. Também no mandrilhamento, a ferramenta é colocada num mandril rotatório e a peça a ser usinada é fixadano mesa da máquina.
A mandrilhadora ainda admite certa analogia com a furadeira, visto que a ferramenta gira em torno de um eixo e a peça fica presa na mesa; na mandrilhadora, geralmente, a peça é que avança e na furação quem avança é a ferramenta. As operações de mandrilhamento são preferencialmente optadas para usinagem de peças de grandes dimensões como armações de máquinas, bases de motoresentre outros, para as quais se tornaria difícil e perigoso um posicionamento sobre as placas rotatórias de um torno.
O mandrilhamento além de oferecer alto grau de acabamento pode fazer furação alargamento de furos que não é possível através do processo de furação convencional. A ferramenta utilizada no processo é chamada de Mandril, e dependendo da ferramenta se tem o resultado obtido nausinagem.

Mandril
3. PROCESSOS DE MANDRILHAMENTO


Dependendo do trabalho, o mandrilhamento, pode ser cilíndrico, cônico, radial ou esférico. Pelo mandrilhamento podem-se conseguir superfícies cilíndricas ou cônicas, internas, em espaços normalmente difíceis de serem atingidos, com eixos perfeitamente paralelos entre si.

O Mandrilhamento cilíndrico é o processo em que a superfícieusinada é cilíndrica e o seu eixo de rotação coincide com o eixo em torno do qual a ferramenta gira. Tanto a ferramenta quanto a peça podem ser deslocados nesta operação.

Mandrilhamento cilíndrico.

O mandrilhamento cônico é o processo em que a superfície usinada é cônica e seu eixo de rotação coincide com o eixo em torno do qual a ferramenta gira. Tanto a ferramenta quanto a peça podem serdeslocados nesta operação

Mandrilhamento cônico.
O mandrilhamento radial é o processo em que a superfície usinada é plana e perpendicular ao eixo em torno do qual gira a ferramenta.

Mandrilhamento radial.

O mandrilhamento esférico é o processo em que a superfície usinada é esférica e o eixo de rotação coincide com o eixo em torno do qual a ferramenta gira.

Mandrilhamento esférico....
tracking img