mandato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA......VARA DA FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO.....









MAURO, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do RG..., inscrito no CPF..., residente e domiciliado à Rua..., neste ato representado por seu advogado, o Sr. ...., inscrito na OAB/UF sob o nº..., com escritório profissional situado à Rua..., bairro...,Cidade..., Estado..., CEP..., onde poderá receber intimações e ou notificações de caráter, vem a presença de Vossa Excelência, Impetrar:
MANDADO DE SEGURANÇA
Em face do Ministro..., embutido dos poderes outorgados pelo Ministério Y, residente à Rua..., Bairro..., Cidade..., Estado..., CEP...
DOS FATOS
O impetrado publicou edital para provimento de vinte vagas para determinado cargo previsto em leiprópria, tendo o concurso prazo de validade de noventa dias.
Passados sessenta dias da publicação e publicada a lista de aprovados, o ministro responsável assinou portaria de homologação do resultado do concurso, convocando os vinte primeiros colocados para, no prazo de dez dias, apresentarem documentos para fins de nomeação.
O impetrante regularmente inscrito no certame e aprovado em décimo quintolugar apresentou a documentação requerida. Findo o prazo e passados quinze dias, foi publicada nova portaria, por meio da qual foram nomeados apenas os dez primeiros colocados, sendo a posse marcada para quatorze dias após a nomeação.
DO DIREITO
Diante do acima explicitado, necessário faz trazer a baila o que reza a Constituição Federal em seu bojo, in verbis:
Art. 5º Todos são iguais perante alei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsável pela ilegalidade ouabuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;
Ora Excelência, perceptível que conforme legislação pátria, não restou outra ferramenta jurídica ao impetrante senão buscar proteção através do dispositivo legal, qual seja o mandado de segurança, para que assim, seja protegido o seu direito por ser líquido e certo.
Buscando consolidare ratificar o direito do impetrante, é que torna-se imprescindível trazer alude desta exordial, a legislação especial que trata sobre o mandado de segurança, qual seja, a Lei 12.016 de 07 de Agosto de 2009, que em seus termos aduz:
Art. 1º- Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abusode poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça.
Ora Ínclito julgador, perceptível que esbugalha aos olhos da cara o abuso de poder por parte do senhor ministro..., que publicou edital e realizou procedimento legal conforme manda a lei, desta forma criandoum ato jurídico perfeito, e depois, após todos os atos realizados pelos interessados no concurso, bem como realização de concurso, aprovação, convocação dos vinte primeiros aprovados, apresentação de documentos tempestivamente e outros atos relacionados, o senhor ministro publica uma nova portaria convocando apenas os dez primeiros aprovados.
Não restam dúvidas que, o impetrante teve ferido demorte o seu direito e sua moral, quando se viu despido do seu direito de ser chamado para tomar posse do cargo que disputou e logrou aprovação através do concurso.
Art. 6o [...]
§ 3o Considera-se autoridade coatora aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prática [...].
Art. 7o [...]
§ 3o Os efeitos da medida liminar, salvo se revogada ou cassada,...
tracking img