Manaual de fisica i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade I
1.1 1.2 TÍTULO: MEDIDAS FÍSICAS OBJETIVOS

Aprender a medir grandezas corretamente, usando instrumentos de medidas e a formulação matemática adequada para os erros cometidos.

1.3 1.4

TEORIA: Ver apêndice A PARTE EXPERIMENTAL

MATERIAL NECESSÁRIO • 1 esfera de aço • 1 régua milimetrada • 1 paquímetro • 1 micrômetro • 1 balança

Figura 1.1: Régua, paquímetro e micrômetro.1

1.5

EXPERIMENTO 1

OBJETIVO Medir o volume de uma esfera. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1. Usando a régua milimetrada, meça o diâmetro D da esfera. 2. Repita o procedimento anterior, utilizando o paquímetro. 3. Repita mais uma vez a medida, utilizando agora o micrômetro. TRATAMENTO DE DADOS 1. Calcule o raio (r ± ∆r) e o volume (V ± ∆V ) da esfera para cada uma das medidas. 4 Dado: V = πr3. 3 2. Disponha seus resultados numa tabela, conforme o modelo abaixo:

Instrumento régua paquímetro micrômetro QUESTÃO

(D ± ∆D)

(r ± ∆r)

(V ± ∆V )

Com quantos algarismos significativos estão expressos os valores do volume da esfera, para cada instrumento?

2

1.6

EXPERIMENTO 2

OBJETIVO Determinar a densidade do aço. TRATAMENTO DE DADOS 1. Meça a massa da esfera. ³ m´ 2.Com os dados calculados no experimento anterior, calcule o valor da densidade ρ = V correspondente a cada um dos volumes determinados. QUESTÃO Compare o valor da densidade obtido com o valor tabelado e faça comentários1 .

1

Procure o valor adotado da densidade do aço, nos livros texto de física.

3

Unidade II
2.1 2.2 TÍTULO: ANÁLISE GRÁFICA DE DADOS OBJETIVO

Determinar leis egrandezas físicas a partir da análise de gráficos de dados experimentais.

2.3 2.4

TEORIA: Ver apêndice B. PARTE EXPERIMENTAL

MATERIAL NECESSÁRIO

• 1 mola de 9 mm de diâmetro • 1 porta-peso de 10 g • 5 massas de 50 g • 1 suporte

• 1 cilindro com furo • 1 barbante • 1 régua milimetrada

Figura 2.1: Sistema massa-mola. 4

2.5

EXPERIMENTO 1

OBJETIVO Determinar a constante elástica apartir da análise de gráficos de dados experimentais. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1. Prenda uma mola no suporte, com o porta peso. 2. Escolha um ponto de referência (a base do porta-peso, por exemplo) e anote sua posição na régua vertical. 3. Coloque no porta-peso, uma a uma, 5 massas de 50 g, anotando cada uma das novas posições.1 TRATAMENTO DE DADOS 1. Construa uma tabela contendo os valores daforça (F ± ∆F ) responsável pela elongação da mola e sua respectiva distensão (y ± ∆y). Considere g = (9, 8 ± 0, 2) m/s2 , ∆m = 1 g e ∆y = 2 mm. Use o Sistema Internacional de Unidades. 2. Trace um gráfico, em papel milimetrado, de F = f (y) e determine a inclinação da reta encontrada. Obs: Leia atentamente como se constrói gráficos, usando papel milimetrado no apêndice B. QUESTÕES 1. Se você denominark a inclinação da reta, que equação exprime a função F = f (y)? 2. Que enunciado você poderia dar à lei expressa por essa função ?

1 Este procedimento pode ser feito com outros tipos de mola, por exemplo a de diâmetro igual a 31, no entanto as massas devem ser colocada de 10 em 10g.

5

2.6

EXPERIMENTO 2

OBJETIVO Determinar a aceleração da gravidade g, através do pêndulo simples.PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1. Utilizando o cilindro com furo, construa um pêndulo de comprimento = 400 mm.

Fazendo-o oscilar com pequena amplitude, cronometre o tempo t de 10 oscilações. Importante: Embora o pêndulo simples seja ideal, esta montagem funciona com uma razoável aproximação. 1. Repita o procedimento, aumentando TRATAMENTO DE DADOS 1. Calcule o período T do pêndulo para cada valor de .Lembre-se que o período é o tempo de uma oscilação completa. 2. Tabele seus resultados (comprimento e período), usando o Sistema Intenacional de Unidades. 3. Construa um gráfico, em papel milimetrado, de T = f ( ), gráfico 1. 4. Construa um gráfico, em papel milimetrado, de T 2 = f ( ), gráfico 2. Determine a inclinação da reta obtida. 5. Como o período simples é dado por T = 2π encontrada...
tracking img