Mamografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A mamografia é principal técnica de screening que consiste em se obter uma imagem usando as diferenças de coeficiente de atenuação linear dos diversos tipos de tecidos e materiais, detectando corposde diferentes densidades e formas. O diagnóstico mamográfico é uma tarefa que necessita da habilidade do radiologista no procedimento e da interpretação da imagem para a definição do diagnóstico. É umprocedimento que necessita de técnica e posicionamento adequados para que não haja comprometimento da imagem mamográfica; requer ainda conhecimento e treinamento do radiologista e de equipamentos queproduzam boas imagens. Se os fatores: técnica, treinamento e qualidade da imagem, não forem associados, imagens de baixa qualidade dificultarão o diagnóstico, gerando ansiedade e nova exposição dopaciente.

A mamografia é uma técnica radiográfica que faz uso de um tubo de raios X, com características específicas e que está acoplado a um arco móvel, o qual possibilita um direcionamento angulardo feixe adequado aos diversos tipos de incidência: médio-lateral-oblíqua, crânio-caudal, etc. O sistema mamográfico possui ainda uma bandeja de compressão cuja finalidade é homogeneizar a espessurada mama e mantendo-a imóvel ao mesmo tempo.O sistema de detecção faz uso do tradicional conjunto telafilme. No entanto, o filme de mamografia deve ser especial e de alto contraste para que possacompensar o baixo contraste inerente ao tecido mamário. A técnica radiográfica empregada é de baixa quilovoltagem (kV) e alta miliamperagem (mA).
Conseqüentemente, as doses de radiação são altas. Quantomaior a tensão aplicada ao tubo, maior será a energia dos raios X gerados e maior também o seu poder de penetração. Aumentando-se a corrente, aumenta-se a intensidade do feixe. Devido às densidadesdas estruturas anatômicas dos tecidos que compõe a mama serem muito próximas, na mamografia convencional utiliza-se baixas energias, da ordem de 20KeV, para que haja a possibilidade de se diferenciar...
tracking img