Mamografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. Para tanto é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário. Os benefícios da mamografia quanto a uma descoberta precoce e apossibilidade do tratamento do câncer mamário são muito significativos, compensando o risco mínimo da radiação e o desconforto que algumas mulheres sentem durante o exame. A mamografia é, ainda, o mais eficaz método de diagnóstico para a detecção de câncer de mama, quanto mais precoce a remoção do tumor na fase inicial, a estratégia é mais eficiente na redução da taxa de mortalidade das pacientes emelhor qualidade de vida.

Mamografia

A mamografia é uma radiografia especializada que mostra o contraste entre o tecido normal e tumores, que são mais densos e aparecem como sombras. Descobrir diferenças no tecido da mama é mais fácil do que discernir um contraste entre tecido e ossos.

A mamografia tem sido cada vez mais empregada no diagnóstico das lesões de mama e, dentre os métodos dedetecção precoce para o câncer de mama, é o único já reconhecidamente eficaz na redução da mortalidade pela neoplasia mamária, em especial na pós-menopausa. Este exame é utilizado de forma sistemática nos programas de rastreamento do câncer de mama para mulheres acima de 40 ou de 50 anos, de acordo com cada programa de rastreamento.

Ainda, para as mulheres no climatério, mesmo com a redução de suaeficácia nas usuárias de terapia hormonal (TH), a mamografia tem sido um exame adequado para avaliar as mamas nesse grupo de mulheres. Já para as mulheres com sintomas mamários, ela também tem sido utilizada após os 35 anos ou, então, independentemente da idade para aquelas que se apresentam com lesões clinicamente suspeitas de malignidade.
Uma unidade de mamografia é semelhante a qualqueroutro equipamento radiográfico que produz a Radiação-X a fim de obter uma imagem de qualquer parte do corpo humano tal como o tórax ou os ossos.

A parte principal da unidade de mamografia é semelhante a uma caixa retangular que guarda o tubo no qual o Raio-X é produzido. É um sistema "dedicado" uma vez que é usado exclusivamente para o exame radiográfico dos seios. A unidade possui acessóriosespeciais que permitem que só os seios sejam expostos ao Raio-X. Adjacente a esta unidade existe um sistema que apoia e faz a compressão da mama posicionando-a para que as imagens sejam obtidas em ângulos diferentes. A mama é exposta a uma pequena dose de radiação que produz uma imagem do tecido mamário interno. A imagem da mama é produzida como resultado de atenuação de alguns Raio-X que sãoabsorvidos, enquanto outros passam através da mama, impressionando o filme radiográfico. O filme exposto é colocado numa máquina de revelar, produzindo imagens como os negativos de uma qualquer câmara fotográfica, podendo, em alternativa, ser as imagens arquivadas digitalmente em computador.

Uma característica particular do equipamento mamográfico é a modificação do tubo de raios-X: enquanto geralmenteé usado tubo de tungstênio nos sistemas convencionais, o mamógrafo utiliza tubo de molibdênio. Isto porque o feixe produzido num tubo de molibdênio tem um espectro que o aproximam de um feixe monoenergético, o que é conveniente no caso de radiografia de mamas devido aos tecidos que a constituem. Outra característica peculiar é o campo de radiação que, no mamógrafo, é só um pouco maior que a metadedo campo dos sistemas convencionais. Para se conseguir isto, utilizam-se colimadores de feixes e restritores, que são uma espécie de direcionadores do feixe de raios-X, e barradores de radiação. Eles ajudam a diminuir a dose de radiação ionizante em outras partes do corpo da paciente e também colaboram com a melhoria da imagem. Os filtros, que geralmente são de molibdênio, com cerca de 0,03mm,...
tracking img