Mamografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é mamografia?
A mamografia é um exame de raios-x (com baixa dosagem de radiação). Ela ajuda na visualização interna das mamas, podendo identificar alterações no órgão, nódulos, cistos e microcalcificações.
O aparelho que exerce essa função é o Mamógrafo, onde a mama é colocada em uma plataforma e comprimida com um ‘’prato’’ compressor de material plástico. Essa compressão é necessáriapara que a mama fique com a espessura mais uniforme, melhorando a qualidade da imagem. Como a mama é comprimida pelo aparelho ela permite usar uma menor dosagem de radiação o que também ajuda na definição da imagem.


Idade indicada para a mamografia
A idade recomendada para a realização do exame de mamografia é a partir dos 40 anos.
Outros tipos de exames
- ressonâncianuclear magnética – exame de alta resolução que, nas mamas densas, é difícil de avaliação mamografia ou ultrassonografia; pode identificar imagens que estejam ocultas os outros métodos.
- ultrassonografia – método que permite o diagnostico diferencial entre lesões sólidas e císticas e, por esse motivo é um exame que completa as informações fornecidas pela mamografia.

Aparelho de mamografiaCâncer de mama
O câncer de mama é uma doença que atinge mais as mulheres, que tem como fatores a idade avançada, uso prolongado de hormônios femininos, o excesso de peso, histórico familiar ou mutação genética. O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada.
As estatísticas afirmam que em 2008 houve 11.860mortes por câncer de mama, sendo 11.735 mulheres e 125 homens, e foi estimado pelo INCA que em 2010 teríamos 49.240 novos casos. Esses dados comparados às estatísticas anteriores, como as apresentadas por Gebrim e Quadros em 2006, sugerem que o perfil epidemiológico desse tipo de câncer pouco mudou entre 2006 e 2010. Na época, os autores citaram que o câncer de mama, respondia por 22% dos casosnovos a cada ano, e que para uma população feminina de cerca de 93 milhões, estimava-se que ocorreriam 48.930 novos casos (52 casos a cada 100.000 mulheres).

Sintomas de Câncer de mama
O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja. Também podem aparecerpequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama e, por isso, é importante consultar um profissional de saúde.

Tratamento do câncer de mama
- cirurgia: a cirurgia para a retirada do câncer na mama pode ser conservadora ou radical, onde a conservadora é retirada apenas uma região da mama e a radical quando é retirada a mama inteira.
- radioterapia: umtratamento à base de aplicação de radiação direcionada ao tumor ou ao local fazendo o tumor diminuir, assim evitando a volta da doença.

Realizando o auto-exame
O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa,deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conhece detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.

Fatores que podem induzir o câncer de mama
-sedentarismo
- hereditariedade
- influencia hormonal
- tabagismo
- ingestão de alimentos gordurosos em grandes quantidades
- hormonioterapias
- estresse
- alcoolismo

Curiosidades
* Em 1913 - Primeira radiografia mamária feita por Albert Salomon, ele radiografo peças de mastectomia e encontrou pequenos pontos denominados de microcalcificações.
* Em 1950 - O médico...
tracking img