Mamografia Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
 INTRODUÇÃO

A história da mamografia

O câncer de mama é a principal causa de morte entre mulheres, mas a detecção precoce, através de mamografia, salva inúmeras vidas a cada ano. Até 1960, não havia nenhum teste específico para detectar o câncer da mama. Embora mamografias precoces frequentemente exponham as mulheres a mais radiação do que o necessário, a tecnologia tem desenvolvidomeios para reduzir a quantidade de radiação, melhorando a qualidade do teste em si.
A inesperada descoberta dos raios x ocorrida em 1895 por Wilhen Conrad Roentgen realmente mudou a historia de diagnosticos na medicina.
Em 1913os raios X foram aplicados para o inicio do estudo das lesões mamarias, onde Albert Salomon realizou as primeiras radiografias mamarias.
Ele foi o pioneiro em estudo de lesõesmamarias,pois através de algumas peças cirúrgicas, que obteve de uma cirurgia de mastectomia, pode observar pequenos pontos que eram as micros calcificações, na região mamaria.
Outros estudiosos deram continuidade, ao estudo desse diagnóstico.
Em 1930 Stamford Warren, realizou a primeira mamografiana incidência médio lateral in vivo.
Em 1960 o médico radiologista urugaio Raul Legborne, associouas micro calcificações com o câncer de mama, também concluiu que a compressão da mama, é um fator muito importante no diagnóstico, pois ela irá diminuir a espessura da mama, fazendo com que a mama irradiada, receba uma menor dose possível de radiação.
Em 1960 Rogert Egan , criou uma equipe de médicos e técnicos, treinados e especializados em mamografia.
Em 1963 Gerard Dod, detecta a primeiralesão mamaria não palpável.
Em 1966 a G E, cria o primeiro mamógrafo, que era um tripé com uma câmara especial.
Em 1971 Gallager e Martin, concluíram que a neodensidade na mamografia , poderia ser um tumor na mama.
Em 1980 a G E, cria os primeiros históricos, que contribuíram para o estudo e o diagnóstico das mamas, que cada vez mais está sendo estudado.

A importância da mamografia
O câncer de mamaé o segundo mais frequente no mundo, uma das doenças mais temidas pelas mulheres, por afetar imensamente parte da sensibilidade feminina que são as mamas, tem atingido índices cada vez maiores de incidência em todo o mundo.
Pelo menos uma em cada dez mulheres terá câncer de mama.
A mamografia ainda é o melhor método para se diagnosticar o câncer de mama em uma fase inicial, antes que ele sedissemine para outros órgãos. Nesse estágio, em que o tumor habitualmente se encontra com menos de um centímetro, as chances de cura são da ordem de 90%.Todos os órgãos de saúde do mundo alertam o público feminino para a realização periódica da mamografia a partir dos 35 anos de idade. Caso o primeiro exame não apresente qualquer alteração, a orientação médica é de realizar uma mamografia porano ou a cada dois anos.
Existem dois tipos de mamografia:
Mamografia de rastreio: é um exame radiológico utilizado para detestar o câncer de mama, em seu estágio inicial e em mulheres assintomáticas sem nenhuma anormalidade.
Mamografia diagnóstica: é utilizada para avaliar as alterações já presentes na mama da mulher e do homem que apresentam já sinais na mama, como dor, massa, entreoutros, para fechar o diagnóstico.




Como os Raios X são Produzidos e como é realizado o exame de mamografia
O primeiro requisito para a produção de raios x é uma fonte geradora de elétrons . Esses elétrons deverão ser acelerados, ganhar energia cinética, o que é realizado pela diferença de potencial(tensão) aplicadas aos dois polos de um tudo de raio X.
Os raios X são produzidos quandoelétrons em alta velocidade, provenientes do do filamento aquecido, choca-se como alvo (anodo) produzindo radiação.O feixe de raios X pode ser considerado como um chuveiro de fótons distribuídos de modo aleatório.
Este princípio é o mesmo tanto para aparelho de mamografia analógico como digital.
É imprescindível que a compressão da mama seja bem aplicada pra garantir a qualidade da...
tracking img