Mamiferos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"Chama-se suicídio todo o caso de morte que resulte direta ou indiretamente de um ato positivo ou negativo, praticado pela própria vítima, sabedora de que devia produzir esse resultado"

Emo suicídio, Durkheim aborda um assunto muito polêmico para muitos, o suicídio como um fato social. A maior intenção era provar que o suicídio era sim um fato social, forma de coerção exterior eindependente da pessoa, isso é estabelecida em toda a sociedade e deve ser tratado como um assunto sociológico. Para Durkheim o suicídio era uma forma egoísta.

Para ele, é o vínculo que nos liga àcausa comum que também nos liga à vida, não como necessidade de uma imortalidade ilusória, mas como uma razão de ser. O estado de egoísmo consiste em uma falha na integração, uma individualizaçãoexcessiva com o meio social: o que há de social em nós fica desprovido de qualquer fundamento objetivo. Para o homem que se encontra nessa situação nada mais resta para justificar seus esforços e poucoimporta o fim de sua vida, já que ele está pouco integrado com seu meio social.
Um dos exemplos da influência da integração social usado por Émile D. diz respeito a crises e guerras nacionais quesurpreendentemente são momentos em que os índices de suicídio diminuem devido a uma excitação de sentimentos coletivos que, pelo menos momentaneamente, aumentam a integração social. Outro exemplo seria amenor incidência de suicídios em famílias mais densas (por isso, mais integradas)
Durkheim, tenta provar sua tese, com estatísticas para determinar o assunto, para ele o motivo da morte seencontra na opinião que te sobre o fato, não era uma boa explicação. Em uma de suas esatisticas no âmbito religioso, foi provado que os suicídios entre protestantes é maior que entre os católicos ,independente da região em que se encontram, como resultado de um menor controle social sobre os fiéis, causa, portanto, social.


-Altruísta:
Difere-se do tipo egoísta por acontecer em caso de...
tracking img