Maluquez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola De Ensino Médio Yvonne Olinger Appel
EMMYOA

Trabalho de Português:
EXPRESSIONISMO
André Luis Batisti
Terceira Série
Lingua Portuguesa e Literatura
Professor (a): Jaqueline

Junho– 2012
Brusque - Sc

Expressionismo é um movimento de vanguarda, ou seja, um movimento que, segundo seus próprios autores, guia a cultura de seus tempos.
Surgiu no final do século XIX e iníciodo século XX, porém teve seu início de fato em 1910.
A época de surgimento do expressionismo foi marcada pelo desamparo e o medo da sociedade que passara, recentemente, pelo processo deunificação da Alemanha, mas que ainda era por este motivo atrasada industrialmente.
Não só ocorriam mudanças políticas e econômicas, mas também intelectuais e culturais: foram rompidas as crençasreligiosas – principalmente a católica – e a existência de um Deus já não mais era incontestável, aumentando ainda mais os questionamentos a cerca dos mistérios da vida e da morte. O homem agora eraresponsável por si próprio e por seu futuro; a vida após a morte já não era certa. Foram tais incertezas que resultaram no medo, na angústia, na solidão, nos sentimentos mais sombrios que uma sociedadeinteira poderia sentir.

O Expressionismo teve como herança cultural o impressionismo do século anterior. Foi um movimento de espírito e da alma. Um movimento que procurou se opor ao objetivismonaturalista, ao racionalismo capitalista burguês. O que importa é a expressão do mundo interior do artista. Ao expressionismo interessam as sensações provocadas no artista tanto por fatos internosquanto externos.
Desde o fim do século XIX, o expressionismo já vinha sendo mostrado por artistas plásticos da Alemanha em suas pinturas. O principal precursor deste movimento foi o pintor,Vincent Van Gogh, que, com seu estilo único, já manifestava, através de sua arte, os primeiros sinais do expressionismo. Ele serviu como fonte de inspiração para outros pintores. Edward Munch também é...
tracking img