Malthus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.youtube.com/watch?v=scMmZSxAb7g&feature=relmfu


http://www.youtube.com/watch?v=cEMKby2Et5I&feature=related a teoria de thomas malthus
http://www.youtube.com/watch?v=T2UBbOJJBNM&feature=related malthus
http://www.youtube.com/watch?v=nbBgjEzv6sA malthus
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA9KkAE/malthus-ricardo-duas-visoes-economia-politica-capitalismo texto muito bom de malthus(rsm dos capitulos)

Introdução

Na visão de Schumpeter, o pensamento econômico não evolui de modo linear e uniforme, de acordo com uma “seleção natural” dos melhores autores e idéias, que se afirmam como corretos ou verdadeiros. Ao contrário, evolui aos saltos, através de períodos de revoluções, consolidação e crises de idéias e teorias.

Nessa perspectiva, a história do pensamento econômiconão deve ser vista como uma história de autores ilustres, de suas vidas, suas obras e suas contribuições pessoais à descoberta de uma “verdade científica”. Como afirmam Screpanti e Zamagni (1997), a economia não evolui de forma “darwiniana”, percorrendo um caminho único, de modo que o último livro de texto tenha incorporado toda verdade precedente. A ciência econômica, ao contrário, percorrevários caminhos na forma de um leque de teorias paralelas e concorrentes entre si.

Nesse sentido, a economia política clássica não pode ser considerada uma teoria morta e superada pelas teorias mais recentes, ela continua viva, ao lado de outras, antigas e modernas, como uma fonte permanente de inspiração para as questões atuais do capitalismo.

A economia política clássica inglesa abrange operíodo de, aproximadamente, cem anos, entre 1750 e 1850. Entre Adam Smith, que foi seu fundador, e John Stuart Mill, seu último grande representante, Thomas Robert Malthus e David Ricardo situam-se numa fase intermediária, por volta da segunda e terceiradécadasdoséculodezenove,erepresentamummomentode auge e de crise de uma forma de pensar a economia capitalista. Após a morte de Ricardo e de Malthus,proliferam muitas correntes de pensamento, umas reagindo e contestando os princípios desses dois autores, como os socialistas utópicos, os anti-ricardianos e os românticos da escola histórica alemã, outras se apegando e defendendo algum aspecto de sua teoria como os socialistas ricardianos.

No período entre a publicação da Riqueza das Nações,d e

Smith (1776), e dos Princípios de EconomiaPolítica e Tributação, de Ricardo (1817), há um grande vácuo teórico de mais de 40 anos. Da mesma forma, veio a ocorrer outro semelhante depois de Stuart Mill (1848) até o início do pensamento neoclássico, com Marshall (1973). Este último vazio foi preenchido pela elaboração mais madura do pensamento crítico de Marx, com a publicação do primeiro volume de O Capital, em 1867.

Os temas fundamentais daeconomia política clássica foram: o crescimento econômico a longo prazo, a acumulação de capital, a centralidade do trabalho, a distribuição da renda entre as classes sociais, a descoberta e a afirmação de leis econômicas como “leis naturais” da economia e a defesa do credo liberal, que logo foi se transformando no fundamento ideológico da economia política.Énessecontextohistóricoeteóricoqueseinserenossaanálise do pensamentode Malthuse de Ricardo.Depois desta introdução, faremos uma apresentaçãoda obra de Malthus, na qual destacamosduas questõescentrais:primeiro,o problemaeal ei da populaçãoe, depois,o problemada demandaefetiva.Em Ricardo,procuramosanalisar,primeiro,o seu modeloagrícolae as contradições do desenvolvimento econômico, depois, suas leis de equilíbrio e a defesa do livrecomércio internacional. Após a apresentaçãodopensamentodosdoisautores,procuraremosfazerumaanálisecomparativaentreambos.Naconclusão,tentaremos destacaralguns pontos de atualidadede seu pensamento.

1. A teoria da população de Malthus – realidade, ideologia e ciência

Thomas Robert Malthus nasceu em 1766, e morreu em 1834. Era filho de família rica e erudita. Seu pai, Daniel Malthus,...
tracking img