Malharia ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Engenharia Têxtil

TECNOLOGIA DA MALHARIA II

Professora Andreia Bortoluzzi da Silva
Goioerê/2013

2

1

CLASSIFICAÇÃO DA MALHARIA E DEFINIÇÕES

Tecidos de malhas são tecidos de aplicação têxtil produzidos por um ou mais fios durante o processo de tricotagem. Conforme mostra a Figura 1, os tecidos de malha dividem-se em malharia detrama e malharia de urdume, cujas diferenças repousam em seus diferentes sistemas de formação da malha.
MALHARIA

TRAMA

URDUME

CIRCULAR

RETILÍNEA

RASCHEL

KETTENSTUHL

Figura 1 – Classificação da malharia.

A malharia de urdume é definida como um processo de formação de laçadas no qual o fio é alimentado na zona de tecimento, na forma de urdume em rolos ou carretéis. Essatecnologia se distingue em máquinas Kettenstuhl e Raschel. Os tecidos de malha de urdume consistem em vários fios (o urdume) dos quais são tricotados pelas agulhas no sentido do comprimento do tecido (vertical). Estes tecidos são elásticos no sentido da largura, porém, não possuem muita elasticidade no sentido do comprimento como os tecidos de malha de trama. Pode-se conseguir elasticidade no sentidodo comprimento através do acabamento do tecido e utiliza-se quase sempre fio sintético para a fabricação destes tecidos. Já os tecidos de malha de trama consistem em um ou mais fios dos quais são tricotados pelas agulhas no sentido da largura do tecido (horizontal). Estes tecidos possuem elasticidade tanto no sentido da largura como no sentido do comprimento e são feitos tanto com fios naturaiscomo sintéticos.

3

A Figura 2 ilustra uma estrutura de malharia de trama e outra de urdume.

Malha de trama

Malha de urdume

Figura 2 – Estruturas das malhas de trama e de urdume.

Na Figura 3 temos a estrutura básica da malharia de trama na qual o fio passa por todas as agulhas durante o processo de formação de uma carreira.

Figura 3 – Tricotagem da malha de trama.

A Figura 4mostra uma estrutura de malharia de urdume, onde cada agulha é alimentada por um fio separado, no qual a laçada é feita. Para que haja a conexão dos fios para formar o tecido, os fios se intercalam entre as agulhas. Desta maneira a agulha forma a nova laçada sobre a laçada de outro fio no ciclo de formação anterior.

4

Figura 4 – Tricotagem da malha de urdume.

A Tabela 1 mostra algumasdiferenças básicas na tecnologia da malharia por trama e por urdume.

Tabela 1 – Diferenças na malharia por trama e por urdume

Malharia por trama

Malharia por urdume

Todas as agulhas são alimentadas por um Cada agulha é alimentada por um ou mais mesmo fio ou grupo de fios. fios. A largura é fixada pelo número de agulhas em A largura é fixada pelo número de fios e trabalho (máquinasretilíneas) ou pelo diâmetro agulhas em trabalho. da máquina (máquina circular). As malhas são formadas sucessivamente; As malhas são formadas simultaneamente; malhas vizinhas são formadas pelo mesmo fio malhas vizinhas são formadas por fios ou grupo de fios. diferentes. Os artigos são sempre desmalháveis, isto é, Os artigos são na sua maioria indesmalháveis, uma vez tricotados, podem ser destricotados.uma vez tricotados, não podem mais ser destricotados. Os artigos possuem pouca estabilidade dimensional, deformando-se com relativa Os artigos possuem boa estabilidade facilidade. dimensional, não se deformam facilmente.
Fonte: Dados técnicos para a indústria têxtil (2003).

5

2

HISTÓRICO

No mundo da indústria têxtil, a malharia é uma tecnologia modesta, porém muito importante e emconstante crescimento. É também uma tecnologia jovem se comparada com a tecelagem e até mesmo com a malharia de trama. O início da tecelagem e da tricotagem manual é desconhecido. Entretanto, sabe-se que o primeiro tear mecânico de malharia foi inventado pelo Reverendo William Lee em 1589, tear este utilizado na época para a fabricação de meias. Passaram-se quase 200 anos até que Crane de...
tracking img