Males do ruido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- O barulho transitório a partir de 35 dB(A) já provoca reações vegetativas, que à longo prazo e em níveis mais elevados, a partir de 70 dB(A) se convertem permanentemente em hipertensão arterial,secreção elevada de catecolaminas e de hormônios corticosteróides e adrenocorticotróficos, úlcera péptica, estresse, irritação, excitação maníaco-depressiva, arteriosclerose e infarto.

2 Nas fábricasmisturam-se marteladas pneumáticas e mecânicas com rotação de peças; e no lazer de restaurantes e de casas noturnas expande-se o estardalhaço pela noite a dentro, agredindo violentamente o ambienteacústico das zonas residenciais. Inviabiliza o silêncio, criando um barulho de fundo sem trégua, agora invadindo o cérebro dia e noite. Tudo isto descontrola o ritmo biológico do homem, tornando-oexcitado, agressivo e maníaco, levando-o freqüentemente à depressão em caráter epidemiológico.

3 As informações externas entram no cérebro, se dirigindo para o polo frontal, da racionalidade, onde éprocessada. Aí está conectado a uma rede neuronal de retroalimentação, que controla o excesso, atuando como mecanismo de auto-proteção e salubridade, eliminando informações pouco assimiláveis, de poucoconteúdo, caotizadas, visuais, emocionais etc, sobretudo fora do contexto. A sobrecarga deste circuito pode levar a uma espécie de esquizofrenia, reduzindo drasticamente a capacidade interpretativa docérebro.

4 Hoje nos países desenvolvidos, após uma euforia de crescimento, há uma tendência à diminuição da população urbana e controle mais rígido e programado da qualidade de vida, garantindo aoser humano melhores rendimentos nos trabalhos físico, mental e psicológico .

5 Um esforço para melhoria da qualidade de vida em toda a França fez cair o incômodo em geral na habitação, de 70% para34% na década 1976-86, mantendo sempre o ruído como o principal agente agressor com 79% das queixas em 86, do qual a principal fonte era o trânsito com 55% .

6 Mesmo assim os impactos no ritmo...
tracking img