Malcon knowles e a andragogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Malcolm Knowles
Educação adulta informal, auto-dirigida e andragogia

Por Smith, M. K.

“Lembro que me sentia como um companheiro de meu pai e não como alguém inferior.”

Malcolm Knowles éconsiderado uma das figuras mais significativas do século XX na área de educação de adultos. Suas idéias foram fundamentais para a noção da necessidade de mudança de postura dos educadores no sentido detransformá-los em facilitadores do aprendizado, ao invés de professores. O nome de Knowles está intimamente ligado à andragogia, educação informal e aprendizagem auto-dirigida.
Norteado pela buscapor uma teoria coerente e abrangente sobre a aprendizagem de adultos, Knowles chegou à conclusão que a educação informal, caracterizada pelo clima informal e amigável de aprendizagem, seria o melhorcaminho a ser seguido no estudo deste tema. Em contraposição às classes formais, os programas informais são transitórios e mais flexíveis, se tornando mais atraentes.
Knowles afirmava que o principalproblema da sociedade está nas relações interpessoais, e este só poderia ser solucionado através da educação. A aprendizagem de adultos pode se tornar um espaço de democracia e compartilhamento deexperiências, levando os indivíduos envolvidos à melhor compreensão de si próprios, à aceitação e empatia pelos outros, à uma maior proatividade, ao melhor entendimento de suas potencialidades e aoentendimento do seu papel dentro da sociedade e como podem contribuir para realizar mudanças. A educação de adultos surge, então, como o meio pelo qual se torna possível promover a evolução social.
Aandragogia assume que os adultos aprendem de maneira diferente das crianças, este aprendizado se daria apoiado em quatro pontos principais: o auto conceito (autonomia), a experiência, a predisposiçãopara a aprendizagem e a possibilidade de aplicação do conhecimento de imediato. Além destes quatro pontos, é importante ressaltar um quinto, na educação de adultos a motivação para o aprendizado é...
tracking img