Malba tahan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História

Julio Cesar de Mello e Souza mais conhecido pelo heterônimo de Malba Tahan nasceu no Rio de Janeiro no dia 6 de maio de 1895. Viveu em Queluz e morreu no Recife em 18 de junho 1974.Foi um professor criativo e ousado que estava muito além da didática da época que classificava como o detestável método de salivação. "O professor de Matemática em geral é um sádico", acusava."Ele sente prazer em complicar tudo."
“Gênio da matemática” era quase um desastre na matéria enquanto estava no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, época em que o seu boletim registrou emvermelho uma nota dois numa sabatina de álgebra e cinco em uma prova de aritmética.
Júlio César formou-se como professor pela Escola Normal do antigo Distrito Federal e graduou-se como EngenheiroCivil pela Escola Politécnica da Universidade do Brasil, atual UFRJ em 1913.
Quando saiu do curso de formação de professores, passou a ministrar aulas de História, Geografia e Física. Nãocontinuou sendo professor destas disciplinas, pois, segundo ele, elas careciam de atualização constante. Então resolveu ensinar Matemática.
Transformava a sala de aula em um palco, no qual atuavade forma brilhante e criativa conquistando a atenção e a admiração de seus alunos com uma metodologia criada por ele mesmo e voltada para o aprendizado através do entretenimento, distante das aulastediosas e intencionalmente complexas de grande parte dos professores desta disciplina.
Julio César publicou mais de 120 livros e não foi um matemático puramente algebrista, dedicou-se também aoestudo da geometria, escrevendo sozinho, como Júlio C. M. Souza, os livros “Geometria Analítica”, “Trigonometria Hiperbólica”, além de outros como “Funções Modulares”.
Criou para si opseudônimo Malba Tahan, Malba em árabe, designa da raiz de certa planta pertencente à família das marantáceas (araruta) e Tahan, significa o moleiro, isto é, “aquele que prepara o trigo”. “O verdadeiro...
tracking img