Malasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Durante o final do século 18 e 19, a Grã-Bretanha estabeleceu colônias e
protetorados na área atual da Malásia, estas foram ocupadas pelo Japão em
1942 a 1945. Em 1948, os territórios do governo britânico na Península Malaia
formaram a Federação da Malásia, que se tornou independente em 1957. A
Malásia foi formada, em 1963, quando as ex-colônias britânicas de Cingapura
e dos estados doleste da Malásia, Sabah e Sarawak, na costa norte de
Bornéu entraram para a Federação. Os primeiros anos da história do país
foram marcadas por uma insurgência comunista e o confronto com Indonésia.
Durante o período de 22 anos do primeiro-ministro Mahathir Bin Mohamad
(1981-2003), a Malásia foi bem-sucedida na diversificação de sua economia na
dependência das exportações dematérias-primas para a expansão da
fabricação, serviços e turismo. O atual primeiro-ministro Najib Bin Mohamed
Abdul Razak (no cargo desde abril de 2009) continuou essas políticas pró-
negócios.
A Malásia é um país que apresenta uma história fortemente condicionada pela sua posição geográfica estratégica, fato que a tornou um ponto de convergência de influências comerciais de outros países. A sualocalização privilegiada atraiu comerciantes e conquistadores desde o século VII e a história deste país está marcada por sucessivas ondas de influência estrangeira.

Apesar de os muçulmanos haverem chegado à Malásia em torno do século X, foi somente nos séculos XIV e XV que o Islamismo se estabeleceu na Península Malaia. Esta religião exerceu e ainda exerce uma grande influência sobre o povo malaio.As primeiras potências coloniais a chegarem à Malásia foram os portugueses, em 1511, seguidos pelos holandeses. Contudo, foram os britânicos que começaram a definir sua hegemonia na região após o estabelecimento de algumas bases importantes naquele território. Com o Tratado Anglo-Holandês, firmado em 1824, as fronteiras entre a Malásia Britânica (atual território da Malásia) e as ÍndiasOrientais Holandesas (atual território da Indonésia) foram definidas. Dessa maneira, durantes os séculos XVIII e XIX, a Malásia foi um colônia da Grã-Bretanha.

Com o advento da Segunda Guerra Mundial e a invasão japonesa ao território malaio, a hegemonia britânica sobre a região chegou ao fim. Tal ocupação durou de 1942 até 1945, desencadeando um forte sentimento nacionalista na Malásia e em Bornéu.Na região peninsular, o Partido Comunista da Malásia se voltou contra os japoneses e, ao final da guerra, seguiu na sua luta contra os britânicos. A Grã-Bretanha tentou reprimi-los originando uma revolta que duraria alguns anos até que, em 1957, surgiu a Federação Malaia, um Estado independente. Em 1963, as colônias britânicas Sabah e Sarawak, da costa norte de Bornéu e Cingapura obtiveram suaindependência e, em conjunto com os estados peninsulares deram origem à Malásia, da qual, dois anos depois, Cingapura seria expulso.

Os primeiros anos da historia do país foram marcados por uma insurgência comunista e, no começo dos anos 60, ocorreram conflitos com a Indonésia. Mais tarde, em 1969, motins raciais desencadearam a declaração do estado de emergência e a repressão à atividadepolítica, a qual nunca foi completamente revertida. Durante os 22 anos com o Primeiro-Ministro Mahathir bin Mohamad (1981 ? 2003), o país foi bem sucedido ao diversificar sua economia da dependência das exportações de matérias-primas para a expansão em manufaturados, serviços e turismo. Desde então, o governo tem promovido o uso da língua malaia e, apesar das diferenças étnicas existentes no país, aMalásia vem progredindo no fortalecimento da unidade nacional.

Economia

A Malásia tem se transformado desde os anos 70, passando de um produtor de matérias-primas para uma economia emergente multi-setorial. O estado tem desempenhado um papel ainda significativo na economia, mas cada vez menor, principalmente no que se refere a aspectos macroeconômicos.

Conforme a Malásia se movia em...
tracking img