Malaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de grupo
Tema:


Docente: Paulino Gomes Rosa

Licenciatura em enfermagem – 1º ano
Disciplina de epidemiologia
Trabalho de grupo
Tema: Malária

Discentes:
Aleida de Pina
Daniela Gomes
Gertrudes Soares
Loide fortes
Rosy Biague
Vanusa Semedo

Índice
Introdução …………………………………...……………………………4
Desenvolvimento 5* Conceito de malária5
* Vector de transmissão5
* Parasita5
* Ciclo de vida do parasita no homem5
* Período de encubação ………………………………………………………...…6
* Tipos de malaria …………………………………………………..…………….6
* Histórico da malária a nível mundial……………………………………………7
* Malaria em cabo verde………………………………………………………..…8
* Breve historial da malária em cabo verde……………………….………………8* Transmissão ……………………………………………………….……………8
* Sintomas…………………………………………………………………………9
* Prevenção ……………………………………………..…………………………9
* Tratamento …………………………………………………………….…….…10
* Dados estatísticos da malária em Cabo Verde …………………………….….11
Conclusão ……………………………………………………………………….……..12
Bibliografia …………………………………………………………………………….13
Anexo ………………………………………………………………….………………14Introdução
O presente trabalho enquadra-se na unidade curricular de Epidemiologia, cujo tema é Malária. No decorrer do trabalho iremos abordar aspetos importantes da malaria, nomeadamente a parasita da malaria, vetor de transmissão, tipos, forma de transmissão, prevenção e o tratamento não esquecendo também do ciclo de vida do parasita no homem.
A malária é uma doença epidemiológica que afeta váriospaíses principalmente a África. E nesse trabalho queremos mostrar o porquê da incidência dessa epidemia na África, dados mundiais de casos da malária e não esquecendo também o nosso pais. Sendo o nosso país africano, também a vulnerabilidade de conter essa doença é grande, devido as sucessivas migrações. Também analisar os dados recentes de casos de malária no nosso país e a sua comparação com osdados dos primeiros casos dessa doença que foram registados, fazem parte dos objetivos do nosso trabalho. Em suma pretendemos dar de conhecer aos colegas como é conhecido e como é enfrentado o paludismo no nosso país.

* Malária
Mmalária ou paludismo é uma doença infeciosa, aguda ou cronica, causada por protozoários parasitas do género plasmodium, transmitidos pela picada do mosquito dogénero Anopheles fémea no ser humano.
Vector – mosquito do género Anopheles
O complexo Anopheles gambiae é representado nas ilhas de Cabo verde (Maio, Fogo, Boa Vista, S. Nicolau e Santiago) pelo A. arabiensis, presente na ilha de Santiago. Apesar das medidas de pulverização adotadas, o A. arabiensis está em todas as zonas da ilha até a altitude de 500mts, aproximadamente (MS, Ministério deSaúde - Plano Nacional de Luta contra o Paludismo 1999). Segundo esta mesma fonte apesar das medidas de pulverização com DDT adotadas em todas as ilhas está espécie é encontrada frequentemente em nichos formados por pequenos poços fundos, coleções de água parada, canais de irrigação, poços temporários (durante e depois de chuvas), tanques e cisternas abertas, etc.
O período mais satisfatório paraseu desenvolvimento decorre de Agosto a Novembro, de acordo com a frequência das chuvas, mas as larvas podem ser encontradas durante o ano inteiro nas lagoas, nos poços ou reservatórios de água domésticas expostos ao sol.
Este vector tem hábitos antropo-zoófilos, sendo encontrado raramente dentro de casas ou abrigos de animais. Seu comportamento variável determina a necessidade de controloanti-larval.
Parasita: Plasmodium
O causador da malária, o Plasmodium, foi descoberto pelo médico do Exército Francês, Charles Louis Alphonse Laveran, trabalhando na Argélia, que recebeu o Prémio Nobel da Fisiologia e Medicina pelo seu trabalho, em 1907.
Há mais de cem tipos do parasita Plasmodium, mas, os que mais afetam o ser humano são: Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium...