Malaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

PROPOSTA DE PROJETO DE PESQUISA

“PRINCIPAIS FOCOS DE MALÁRIA
NA SEDE DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA NOS BAIRROS:
PARAVIANA, CAÇARÍ E CAUAMÉ”

BOA VISTA
2009.1

GERSON CASTRO

TÍTULO DA PROPOSTA: Principais focos de malária na sede do município de Boa Vista nos bairros: Paraviana, Caçarí e Cauamé.Proposta para o Projeto de Pesquisa: Principais focus de malária na sede do muncípio de Boa Vista nos bairros: Paraviana, Caçarí e Cauamé, como parte integrante da disciplina GE883 – Monografia.

Acadêmico: Gerson Castro

Orientador: Prof. Dr. Stélio Tavares

BOA VISTA
2009.1

IDENTIFICAÇÃO

TÍTULO:PRINCIPAIS FOCUS DE MALÁRIA
NA SEDE DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA NOS BAIRROS:
PARAVIANA, CAÇARÍ E CAUAMÉ

ÁREA DO CONHECIMENTO: GEOGRAFIA DA SAÚDE

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

ÁREA DE REALIZAÇÃO DO PROJETO: CIDADE DE BOA VISTA

AUTOR DO PROJETO: GERSON CASTRO

ORIENTADOR: PROF. DR. STÉLIO TAVARES

Introdução

Este Projeto dePesquisa visa estudar, comparar, contrastar e analisar dados numéricos com base em informações do Sistema de Vigilância Epidemiológica – SIVEP/MALÁRIA, referente aos dados epidemiológicos da malária na área urbana da cidade de Boa Vista, especificamente nos bairros: Paraviana, Caçarí e Cauamé.

Delimitação do Tema

A Malária é um agravo endêmico na Amazônia Legal, principalmentenas áreas rurais, onde tem acometido o homem diminuindo sua capacidade de produção, na agricultura, na pecuária e na pesca.

Apesar de descobertas de inseticidas eficazes, a doença tem avançado e sua autoctonia é comprovada também em áreas urbanas.

Na área urbana de Boa Vista é comprovada a existência de criadouros do mosquito “Anopheles Darling”, que é o principal vetortransmissor da doença, acometendo moradores das imediações.

Esta pesquisa se propõe a delimitar os bairros Jardim das Copaíbas, Cauamé e Paraviana, locais onde há maior incidência da doença, fazendo o cruzamento com os criadouros e a relação entre a população exposta.

Serão identificados os locais através do uso do Global Position Sistem (GPS) na coleta das coordenadas para ogeoreferenciamento dos pontos de interesse para o estudo.

Para melhor elucidação das hipóteses formuladas, será usado imagens de SERE, tratadas com técnicas de geoprocessamento, em ambiente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG/ArcView) na Distribuição Espacial e Temporal da Malária na área urbana da cidade de Boa Vista.

Justificativa

Este Projeto dePesquisa visa estudar a incidência da malária na área urbana na cidade de Boa Vista, especificamente nos bairros Paraviana, Caçarí e Cauamé com vistas não somente a atender a disciplina de Monografia do Curso de Bacharelado em Geografia, mas também subsidiar a Gerência Municipal da Malária, contribuindo para um melhor controle da doença.

Problemática

A malária é causada porprotozoários de gênero Plasmódium e cada uma de suas espécies determina aspectos clínicos diferentes para a doença. No caso brasileiro, se destaca três espécies do parasita o P. Falcíparum, o P. Vivax e o P. Malarie. O protozoário é transmitido ao homem pelo sangue, geralmente por mosquitos do gênero Anopheles. Apesar de a malária poder infectar animais como aves e répteis, o tipo humano não ocorreem outras espécies (mesmo ainda sem comprovação) há suspeita de que certos tipos de malária possam ser transmitidos, sempre via mosquito, de macacos para humanos. Em comum, todas as espécies de plasmódium atacam células do fígado e glóbulos vermelhos (hemácias), que são destruídos ao serem utilizados para reprodução do parasita. Quando o mosquito pica o homem, introduz em sua corrente sanguínea,...
tracking img