Mal - estar docente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAL – ESTAR DOCENTE

*1. EDIVÂNIA DE JESUS PINTO
2. ELANNE SAMARA LIMA DE ASSIS
3. LÊDA MARIA COSTA BARRETO
4. SAIONARA DE JESUS RAMOS

RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo investigar o nível de estresse, bem como quais os principais agentes estressores dos professores do Ensino Básico da Escola Vinícius de Moraes na cidade de Paulo Afonso-BA no ano letivo de 2008. Foi abordada adescrição, salientando a sua definição, causas e fases, sintomas e algumas estratégias de enfrentamento do problema e ainda, na sua relação com o mundo do trabalho, a descoberta de que o estresse docente, nas suas características e conseqüências na vida do profissional da educação, esteve ligado à Síndrome de Burnout que é o período de formação do esgotamento, quando pode ocorrer as mais gravesdoenças. O capítulo seguinte apresenta a metodologia adaptada, e o último enfatiza a análise da data e da identificação dos principais agentes estressores nos professores conseqüentes às condições laborais e à falta de momentos de lazer, à extrema carga de trabalho e as dificuldades dos professores em lidar com alunos deficientes.

Palavras-chave: Professor; Estresse; Trabalho.

ABSTRACT
Thepresent work has for purpose to investigate the level of stress and which the main agents stressors of the professors of Basic Ensino of the Vinícius School de Moraes of the city Paulo Afonso – BA in the school year of 2008. In chapter 1 we approach the description of stress it, its definition, causes and phases, symptoms and some strategies of confrontation of the problem and still we relate it tothe world of the work. No longer chapter 2 we deal with it stress teaching its characteristics and consequences in the life of the professional of the education giving have detached to the syndrome of burnout that it is the period of training of exhaustion  where can occur more serious illnesses. The following chapter presents the adopted methodology, the last chapter emphasizes the analysis of thedate and the identification of the main agent’s stressors in the professors must the conditions of work and the lack of moments of leisure, extreme load of work and the difficulties of the professors to deal with deficient pupils.

Key-words: Teacher; Stress; Labor.

INTRODUÇÃO

O quadro da educação no país aponta para um estado já crônico de incapacidade para dar conta do queexige a sociedade contemporânea. Isto se revela, não apenas pela insuficiência, como por um processo de precarização da rede pública de ensino: quantidade insuficiente de escolas, professores e demais trabalhadores de educação, em paralelo ao aumento do número de alunos matriculados; ausência de equipamentos coletivos essenciais ou falta de manutenção dos existentes; insuficiência de infra-estrutura ede recursos materiais etc.
O processo de precarização revela-se também na crescente depreciação e desqualificação social, psicológica e biológica dos professores, através do rebaixamento salarial e desvalorização de suas atividades exercidas, ausência de um ambiente de trabalho propício à viabilização dos investimentos efetuados para dar conta do trabalho, ao julgamento e aoreconhecimento deste.
Surge nesse cenário um conjunto de efeitos perversos, como um número importante de professores abandonando a profissão, assim como um conjunto de mal-estares, em muitos casos, desestabilizando a economia psicossomática e gerando doenças diversas.
O contato com esta temática levou à reflexão sobre o trabalho docente e os diversos fatores a ele associados quecontribuem para o surgimento do estresse.
O presente trabalho investiga o nível de estresse e quais os principais agentes estressores dos professores do Ensino Fundamental da Escola Vinícius de Moraes do município de Paulo Afonso-BA no ano letivo de 2008. Buscou-se, ainda, desenvolver uma análise para publicação, que levasse a compreensão da dinâmica da relação trabalho/estresse dos docentes,...
tracking img