Mal de alzheimer

Páginas: 2 (417 palavras) Publicado: 16 de abril de 2012
Alzheimer

Doença caracterizada pelo neuropatologista alemão Alois Alzheimer, em 1907.

É uma doença neurodegenerativa progressiva e irreversível, que acarreta perda da memória, demência,abstração do raciocínio, do senso crítico e da linguagem.

Em geral, a doença de Alzheimer acontece por volta dos 60 anos, de forma esporádica e de acometimento precoce, com incidência ao redor dos 40 anos.Atinge cerca de 17 a 25 milhões de pessoas no mundo.

O fator genético é considerado como principal causa do Alzheimer.

Em geral, afetados são filhos de afetados. A doença aparece em todas asgerações, e homens e mulheres são igualmente afetados.

Estudos revelam que até o momento, há pelo menos 5 ou 6 genes envolvidos no aparecimento desta doença.

É o tipo mais comum de demência, comcerca de 60% dos pacientes afetados.

Não se conhece a cura desta doença.


Impacto do Alzheimer na Família


Há uma sobrecarga sobre os familiares, principalmente os mais próximos, poisestes serão os cuidadores, tendo maior contato físico e emocional.

O portador da doença requer cuidados especiais, pois perdem a capacidade de executar varias tarefas consideradas simples, comobanhar-se, escovar os dentes, alimentar-se sozinho, etc. tornando-se totalmente dependente do cuidador.

Além da angústia, diversos sentimentos são gerados por essa convivência, que emergem de forma rápidae mutável, pois ao tempo em que o cuidador se vê imbuído de raiva, pela teimosia do doente, surge-lhe a pena por ter um familiar acometido por uma doença progressiva. Esta situação dificulta aelucidação dos mesmos, os quais fluem naturalmente no cotidiano, pois as mudanças trazidas pela doença são significativas e impactantes (Freitas et al, 2008).
A convivência com o portador de Alzheimer, nasua maioria, vem carregada de situações estressantes, desgastantes e muitas vezes adoecedoras para o cuidador.

Referências:

SMITH, Marília de Arruda Cardoso. Doença de Alzheimer. Rev. Bras....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mal de alzheimer
  • Mal de alzheimer
  • Mal de Alzheimer
  • Mal de alzheimer
  • Mal de Alzheimer
  • Mal de Alzheimer
  • Mal de alzheimer
  • Mal de Alzheimer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!