Mais valia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
MAIS VALIA ABSOLUTA

Como qualquer criança sabe, para o capital não se trata de manteiga, nem de canhões, mas apenas da mais-valia - seja qual for a forma material em que ela se apresente. A maisvalia é "riqueza abstracta" (Marx), ou seja, o dinheiro como fim em si mesmo. Como é sabido, trata-se de uma determinada soma de valor, que é produzido pela força de trabalho empregue, para além doscustos da sua própria reprodução. Isso ocorre sob duas formas distintas, como Marx fez notar: como mais valia absoluta e como mais valia relativa. "Absoluta": aumento directo da mais valia, sobretudoatravés do prolongamento da jornada de trabalho ou da redução dos salários; "relativa": aumento indirecto da mais valia, quando o desenvolvimento das forças produtivas embaratece as mercadorias para osustento do trabalho assalariado, tornando assim maior a parte do capital na massa do valor.
O milagre económico, tal como todos os elementos "civilizatórios" no capitalismo, baseou-se na mais valiarelativa. Nas indústrias "fordistas" (automóveis, electrónica para uso doméstico e de entretenimento) foi possível empregar rentavelmente grandes massas de força de trabalho. Com isso o capitalaumentou a sua parte relativa na criação de valor, enquanto coube aos/às trabalhadores/as assalariados/as, mesmo assim, mais consumo de bens de uso, através do embaratecimento das mercadorias. É verdade queos momentos da mais valia absoluta também desempenharam o seu papel, por exemplo com a intensificação do trabalho na linha de montagem, mas dominou a mais valia relativa. Como produto residual surgiuo sustento do sistema de ensino, cuidados médicos, cultura, etc.
A crise da terceira revolução industrial é também a crise da mais valia relativa. Com as novas forças produtivas, já não é possívelempregar de forma rentável grandes massas de força de trabalho em quantidade suficiente. Por isso, o embaratecimento das mercadorias destinadas ao consumo dos produtores já não chega para garantir a...
tracking img