MAIS VALIA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Com as restrições impostas pela tecnologia industrial moderna e com os processos de automação e informatização, a relação entre o trabalho executado pelo operador e as condições de trabalho do local de trabalho, passou-se a ser melhor estudada, constituindo a uma das principais fonte de insatisfação que se manifestam sobretudo entre os trabalhadores afetos às tarefas maiselementares, desprovidas de qualquer interesse e com caráter repetitivo e monótono.


Com o processo de globalização que estamos vivenciando, a empresa para sobreviver precisa tornar-se competitiva, portanto é necessário que ela modernize seus recursos técnicos (máquinas, equipamentos, ferramentas métodos e processos de produção), qualifique e capacite seus recursos humanos, colaboradores, eproporcione boas condições de trabalho aos mesmos.
A produtividade e a qualidade do produto ou do serviço estão diretamente ligadas ao posto de trabalho e ao sistema produtivo, e estes, deverão estar ergonomicamente adequados aos colaboradores, para que estes possam realizar suas tarefas com conforto, eficiência e eficácia, sem causar danos à saúde física, psicológica e cognitiva.
O futuro dasorganizações dependerá cada vez mais da criatividade e da participatividade dos colaboradores na solução dos problemas e, isto só será possível, se o ambiente de trabalho estiver ergonomicamente adequado.
O que temos observado na maioria das empresas, especialmente as empresas do setor industrial, é um total descaso para com as condições de trabalho e, consequentemente, com a qualidade de vida doscolaboradores.
Normalmente, o posto de trabalho é uma localização situada dentro de um sistema de produção. O posto de trabalho corresponde, então, a um papel definido, que comporta instruções e procedimentos (o que fazer, quando fazer e como fazer) e meios (onde fazer, com que fazer), a ser ocupado por um determinado sujeito.
POSTOS DE TRABALHO
Baseia-se no estudo dos movimentos corporais doser humano, necessários para executar uma tarefa, e na medida do tempo gasto em cada um desses movimentos;
A seqüência dos movimentos necessários para executar a tarefa é baseada em uma série de princípios de economia de movimentos, sendo que o melhor método é escolhido pelo critério do menor tempo gasto;
O desenvolvimento do melhor método é feito geralmente em laboratório de engenharia demétodos, onde os diversos dispositivos, materiais e ferramentas, são colocados em posições mais convenientes, baseados em critérios empíricos e em experiências pessoais dos próprios analistas de métodos.
Dessa forma podemos definir posto de trabalho, como a menor unidade produtiva em um sistema de produção. Que envolve o homem e seu local de trabalho, e toda ajuda material que o indivíduo necessita pararealizar suas tarefas, abrangendo: máquinas, ferramentas, equipamentos, mobiliário, softwares, sistemas de proteção e segurança, EPIs e o próprio sistema de produção. O projeto do posto de trabalho tem basicamente dois enfoques historicamente conhecido; o enfoque taylorista e o enfoque ergonômico tradicional e, com o advento da automação, informatização e dos novos sistemas de gestão dosnegócios.
Princípios de economia de movimentos
Esses princípios orientam procedimentos para reduzir movimentos do profissional e aumentar a produtividade. A idéia básica desses princípios é a de que não se deve fazer nada que seja desnecessário. Normalmente, esses princípios são empregados em trabalhos contínuos, manuais e em pequenas montagens.

De acordo com tais princípios, o trabalho deve serorganizado com base nas seguintes idéias:

Uso de músculos adequados
Deve haver concordância entre o esforço a ser feito e os músculos a serem utilizados num trabalho físico.

Mãos e braços
As mãos e os braços devem trabalhar juntos. Sempre que possível, deve-se organizar o trabalho de modo que ele possa ser realizado com as duas mãos ou os dois braços num mesmo momento e em atividades...
tracking img