MAIS QUE VENCEDORES

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 
Capítulo 1 - Propósito, Tema e Autoria do Apocalipse
 
Em forma, simbolismo, propósito e significado, o livro do Apocalipse é de uma beleza que as palavras não podem descre­ver. Onde, em toda a literatura, encontraríamos qualquer coisa que possa superar a majestosa descrição do Filho do homem andando no meio dos sete candeeiros (Ap 1.12-20), ou do vívi­do retrato de Cristo, Fiel eVerdadeiro, avançando até a vitória, montado num cavalo branco, com uma vestimenta respingada de sangue, seguido dos exércitos celestiais (19.11-16)? Onde, além do mais, encontraríamos contraste mais marcante do que este entre o juízo da Babilônia,de um lado, e o regozijo da Jerusalém de Ouro, de outro (18.19; 21.22)? E onde mais o trono celeste e a bênção da vida celestial são retratados de maneira maisserenamente simples e, ainda assim, mais bela em sua sim­plicidade (4.2-5.14; 7.13-17)? Que riqueza de consolação; que vi­são e entendimento do futuro; sobretudo, que revelação do amor de Deus estão contidos nas palavras da profecia desse livro!
I. O Propósito do Livro
No geral, o propósito do livro do Apocalipse é confortar a Igreja militante nas lutas contra as forças do mal. E cheio deauxílio e de consolação para os cristãos sofredores perseguidos. A esses é dada a segurança de que Deus vê suas lágrimas (7.17; 21.4); suas orações são influentes nos negócios do mundo (8.3, 4) e sua morte é preciosa aos olhos do Senhor. A vitória final lhes é assegurada (15.2); seu sangue será vingado (19.2); seu Cristo vive e reina para sempre e sempre. Ele governa o mundo e os interesses da suaIgreja(5.7, 8). Ele está voltando de novo para tomar seu povo para si mesmo na "festa das bodas do Cor­deiro" e para viver para sempre com ele num universo rejuve­nescido (21.22).
Quando pensamos na esperança gloriosa da segunda vin­da, nosso coração se enche de alegria; nossa alma se consome com tal impaciência que nos tira o fôlego; nossos olhos tentam penetrar as negras nuvens que velam o futuro,esperando que a descida gloriosa do Filho do homem irrompa à nossa vista. É um anseio profundo que explode em palavras: "o Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve diga: Vem!" (22.17).
Quando, porém, consideramos essas verdades, descobri­mos que eleja está conosco - conosco no Espírito, andando no meio dos sete candeeiros(1.12-20). "...Porém, ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Nãotemas; eu sou o primeiro e o último, e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do inferno". Somos, verdadeiramente, mais do que vencedores por meio daquele que nos amou.
II. O Tema do Livro
O tema é a vitória de Cristo e de sua Igreja sobre o dragão (Satanás) e seus seguidores. O Apocalipse tem o objetivo de nos mostrar que ascoisas não são como parecem ser. A besta que sobe do abismo parece ser vitoriosa. Ele "pelejará contra elas e as vencerá e as matará, e o seu cadáver ficará estirado na praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito,onde também o seu Senhor foi crucificado. Então, mui­tos dentre os povos, tribos, línguas e nações contemplam os cadáveres das duas testemunhas, por três dias emeio, e não permitem que esses cadáveres sejam sepultados. Os que habi­tam sobre a terra se alegram por causa deles, realizarão festas e enviarão presentes uns aos outros, porquanto esses dois profe­tas atormentaram os que habitam sobre a terra". (11.7-10). Esse regozijo, porém, é prematuro. Na realidade, o crente é quem triunfa. "Mas, depois dos três dias e meio, um espírito de vida, vindo da partede Deus, neles penetrou, e eles se ergueram so­bre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo... O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: o reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo" (11.11, 15).
Em todas as profecias desse livro maravilhoso, Cristo é retratado como o Vitorioso, o Conquistador (1.18; 2.8; 5.9ss.; 6.2; 11.15; 12.9ss.; 14.1,...
tracking img