Maioridade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho tem por objetivo, um estudo mais aprofundado da lei da menoridade no Brasil, serão abordados os temas mais inerentes no que se refere à vida cotidiana dos menores, o mercado de trabalho no qual atuam, as relações com o mundo do crime, e seus reflexos na sociedade atual. Quais os benefícios que a mesma traz para a população, bem como alguns malefícios ou retrocessos. Será feitatambém uma breve análise do impacto que essas disposições trazem à sociedade, sejam elas positivas ou negativas. Também há a intenção de se produzir algum conhecimento novo, a respeito desse contexto, e colaborar, de certa forma, com aqueles que por ventura venham no futuro a ler esse texto.
No Brasil muito se discute sobre a antecipação da maioridade penal, esta não coincide, necessariamente coma maioridade civil, ou capacidade plena, que antes era de vinte e um anos completos, e que a partir do ano de 2003 foi antecipada para dezoito anos, como esta especificado no artigo 5º do novo código civil brasileiro; “A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil”.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei8069/90; em seu artigo 2º diz: “Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa com até doze anos de idade incompletos, e adolescentes aquelas entre doze e dezoito anos de idade”. E no seu artigo 7º assegura a elas, o direito de proteção a vida, a saúde, e condições que permitam o seu nascimento e desenvolvimento em condições dignas de existência.
Com a concepção do novo código, a maioridadecivil, se iguala à penal, ambas atingidas aos dezoito anos de idade, esta ultima, também possui propostas que estão em discussão no senado federal para a sua antecipação.
Entende-se por menoridade, aquele período, onde a legislação, diz que o individuo não está apto a exercer algumas atividades de sua vida, não tem ainda condições físicas ou psicológicas para exercê-las, como é o caso dacarteira nacional de habilitação (18 anos) e o casamento (16 anos). Existe a possibilidade de se pedir a emancipação antecipada, após os dezesseis anos completos, ou até mesmo antes dessa idade, por decisão judicial conforme diz o artigo 5º do código civil parágrafo único. Este procedimento não é uma antecipação da maioridade, mas sim uma permissão para que o indivíduo, excepcionalmente, exerça suasatividades da vida civil. Este ato dever ser consentido pelos pais, através de petição ao cartório civil, ou por ordem judicial, não excluindo o beneficiado dos direitos que lhes são assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pois a menoridade só cessa aos dezoito anos.
No tocante ao trabalho e ao emprego, a menoridade cessa aos quatorze anos de idade, sendo permitido que essa pessoaentre no mercado de trabalho na condição de aprendiz, como diz o artigo 7º inciso XXXIII da constituição federal. Nesse caso o empregador deve seguir algumas normas especificadas em lei, como a garantia da freqüência do adolescente a escola, carga horária que não ultrapasse seis horas de trabalho diárias e conceder ao menor, atividades de trabalho que seja compatível com sua situação de pessoa emdesenvolvimento. (artigo 63, inciso III do ECA).
No que se refere à menoridade penal, o assunto é bem mais complexo, este, vem sendo alvo de muita polemica e discussões no congresso e no senado federal. A constituição de 1988, no seu artigo 228 diz: “São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeito às normas da legislação especial”. Ou seja, da a entender que o cidadão com idadeinferior a dezoito anos de idade ainda não alcançou condições psíquicas de avaliar seus próprios atos, fato que na realidade não ocorre.
A idade mental de uma pessoa de quinze anos de hoje não pode ser comparada à de cinqüenta anos atrás. A tecnologia se multiplicou em proporções astronômicas, as crianças de hoje tem acesso cada vez mais cedo às informações que antes não tinham. O convívio das...
tracking img