Maioridade penal no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

CURSO DE FISIOTERAPIA (BACHARELADO)







MANIFESTAÇÕES CLINICAS DA LIPODISTROFIA EM PACIENTES COM HIV/AIDS: REVISÃO DE LITERATURA







CLEIDSON ALVES DOS SANTOS





















SALVADOR

2012



UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

CURSO DE FISIOTERAPIA (BACHARELADO)





MANIFESTAÇÕES CLINICAS DALIPODISTROFIA EM PACIENTES COM HIV/AIDS: REVISÃO DE LITERATURA









CLEIDSON ALVES DOS SANTOS





















SALVADOR

2012









SUMÁRIO














































MANIFESTAÇÕES CLINICAS DA LIPODISTROFIA EM PACIENTES HIV/AIDS.





CLINICAL MANIFESTATIONS OFLIPODYSTROPHY IN PATIENTS WITH HIV / AIDS: REVIEW OF LITERATURE





Cleidson Alves dos Santos1, Adriano Celso Rodrigues1.





1 Universidade Católica do Salvador (UCSal)

















Correspondências para:

Cleidson Alves dos Santos

Rua minas Gerais 2ª travessa, 28 e pernambués
CEP: 41.110.410, Salvador, Bahia, Brasil
Tel: (71)8149-8642
E-mail:cleidsonfisio@gmail.com





MANIFESTAÇÕES CLINICAS DA LIPODISTROFIA EM PACIENTES COM HIV/AIDS: REVISÃO DE LITERATURA

RESUMO

FUNDAMENTO: A lipodistrofia é uma desordem do metabolismo dos lípides e carboidratos caracterizada clinicamente por graus variáveis de redução de gordura no tecido adiposo. As células adiposas são escassas e apresentam volume reduzido devido à sua incapacidade de armazenamento delipídeos. A síndrome lipodistrófica em pessoas soropositivas para o HIV é uma condição progressiva, cuja severidade parece diretamente proporcional ao tempo de tratamento com medicação antirretrovira. Pelo fato das causas da lipodistrofia não serem suficientemente conhecidas, as tentativas de tratamento são difíceis de delinear. Apesar de dieta alimentar e exercícios físicos regulares nãoconstituírem uma solução definitiva para os efeitos da lipodistrofia, estudos apontam que mudanças nos hábitos alimentares e a prática de atividade física são importantes para que alguns resultados positivos sejam alcançados.
OBJETIVO: Sistematizar o conhecimento sobre as manifestações clinicas da lipodistrofia em pacientes com HIV/AIDS.
MÉTODOS: Trata se de uma revisão de literatura realizada por consultaas bibliotecas virtuais Medline, Lilacs, Pubmed, Scielo, alem da checagem manual dos artigos.Os artigos deveriam ter sido publicados no período compreendido entre 2003 a 2012. Os critérios para inclusão foram. Artigos originais que tratassem de pesquisa em seres humanos, que contivessem relação com o tema proposto, manifestações clinicas, Lipodistrofia HIV. Como critérios de exclusão foram.Artigos mais antigos, artigos que fossem revisão de literatura, que abordassem somente o tratamento medicamentoso da patologia, artigos com o ano abaixo de 2002, estudos de pacientes com outra patologia, estudos que abordassem o tratamento clinico da lipodistrofia.
RESULTADOS: Foram econtrados trinta e dois artigos, foram excluídos vinte e dois, que destes quatorze tratavam de revisão de literatura, eoito não tinha relação com o tema. Ficaram dez artigos para se incluídos, nove foram lidos na integra, e um não foi lido na integra.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Estudos com o objetivo de descobrir o motivo pelo qual os portadores desse vírus, em especial aqueles em uso de HAART, tendem a desenvolver as manifestações clinicas da Lipodistrofia, devem ser incentivados, a fim de se tentar achar formasde controle efetiva para essa patologia. Deve se, também, estimular pesquisas no intuito de analisar possibilidade desta síndrome acarretar outras alterações, que até então passa despercebidas. Entretanto identificou as variadas formas de diagnosticar SLHIV, através das manifestações clinicas.

Palavras-chave: Lipodistrofia HIV/AIDS; Síndrome Lipodistrofica; Lipodistrofia e qualidade de vida;...
tracking img