maiores pensadores de pedagigia

908 palavras 4 páginas
Roger Cousinet http://pedagogiadidatica.blogspot.com.br/2008/04/manual-indicadores-para-o-momento-sala.html
Concepção de escola:Uma concepção de educação centrada no aluno, sujeito do seu próprio conhecimento, decidindo o que aprender e quando aprender, assimilando seu erro e corrigindo seus próprios trabalhos.
Jean jaques: Cousinet http://pedagogiadidatica.blogspot.com.br/2008/04/manual-indicadores-para-o-momento-sala.html

Concepção de ecola:Rousseau afirmou que a educação não vem de fora, é a expressão livre da criança no seu contato com a natureza. Ao contrário da rígida disciplina e excessivo uso da memória vigentes então, propôs serem trabalhadas com a criança: o brinquedo, o esporte, agricultura e uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e geometria. Através dessas atividades a criança estaria medindo, contando, pesando; portanto, estariam sendo desenvolvidas atividades relacionadas à vida e aos seus interesses.

John dewey http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/john-dewey-307892.shtml de escola: O princípio é que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas. Nesse contexto, a democracia ganha peso, por ser a ordem política que permite o maior desenvolvimento dos indivíduos, no papel de decidir em conjunto o destino do grupo a que pertencem. Dewey defendia a democracia não só no campo institucional mas também no interior das escolas.
TEORIA DEFENDIDA: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/dewey.html
Com a teoria Escola Nova, o autor contrapôs ao sistema tradicional de educação, propondo o modelo de ensino-aprendizagem focado no aluno como sujeito da mesma. A teoria prevê ainda, que a aprendizagem deve partir da problematização dos conhecimentos prévios do aluno. Importante ativista e defensor da democracia, também participou

Relacionados

  • sociologia da educação
    1978 palavras | 8 páginas