Maias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
A mulher em Os Maias
Na obra “Os Maias” a educação e o comportamento da mulher são temas bastante criticados.
Na sociedade daquela época as mulheres não tinham poder de opinião, não era bem visto uma mulher falar dos assuntos intelectuais de que os homens falavam ou até mesmo discutir com estes sobre qualquer assunto da actualidade; a mulherera apenas educada para “ser prendada”, Ega diz mesmo : “a mulher só devia ter duas prendas: cozinhar bem e amar bem!”, uma visão muito machista.
A imagem que Eça de Queiroz dá das mulheres é que são adúlteras, e disso temos bastantes exemplos, como Maria Monforte, que abandonou Pedro da Maia e fugiu com Tancredo, Maria Eduarda que veio com Castro Gomes para Portugal mas não é casada com ele,Raquel Cohen e a condessa de Gouvarinho que têm um caso com Ega e Carlos, respectivamente, e bastante religiosas, como as Irmãs Silveirinha e Maria Eduarda Runa que deram uma educação muito religiosa e portuguesa a Eusebiozinho e a Pedro, contribuindo para que estes fossem sempre uns fracos.
a mulher aparece na obra como um factor de transformação do mundo masculino, conduzindo à esterilidade, àestagnação. O terceiro elemento feminino torna-se a revelação simbólica dos outros dois que foram nefastos à família.

Maria Monforte é uma mulher sensual, inútil, egoísta, excessiva, sem escala de valores, leitora de novelas sobre paixão e fantasia, acreditava na concretização de romances.

Fisicamente Maria Eduarda tem parecenças com a sua mãe Maria Monforte ela é o ultimo elemento femenino dafamalia Maia. Eça faz ressaltar nesta personagem a sua enorme dignidade, ao não querer por exemplo gastar o dinheiro de castro gomes depois de ligada a Carlos. O seu carácter transparece bondade, ternura cultura e dignidade com que assume a situação trágica.

Raquel Cohen é uma belíssima judia, e a grande paixão de Ega Esposa do judeu banqueiro Jacob Cohen (Cecil Thiré), torna-se amante de Ega,mas logo rompe o relacionamento, por ser desmascarada pelo marido e levar uma surra deste. Apesar de bela, tem uma alma rasteira e superficial.
Vaidosa, ela mantem o romance com Ega apenas por entretenimento, sem jamais ter por ele qualquer sentimento mais profundo. Tais características farão com que ela se aproxime mais tarde do primo Dâmaso de quem se tornará amiga e cúmplice em intrigas efofocas.
A Sra. Cohen era, além de bela, imoral, pois mantinha com João da Ega um romance adúltero, mesmo por debaixo das barbas de seu marido, o qual veio a descobrir de tal crime por uma carta do amante desta. Após a sua tumultuosa separação com o amante e todo o escândalo que a relação ocasionou, parte em viagem para o estrangeiro com o marido, mas regressam os dois passado algum tempo.Posteriormente, envolve-se com Dâmaso.

Condessa de Gouvarinho não se dá muito bem com o marido, o Conde de Gouvarinho (Otávio Augusto). Ao se interessar por Carlos, deixa-se seduzir por ele.
Na verdade, o interesse dela não está em Carlos em si, mas nas delícias de um relacionamento proibido, no qual Carlos é apenas o objeto. Ao notar, mais tarde, o desinteresse progressivo do amante, tentará segurá-locom pieguices e chantagens sentimentais, falando em morrer, implorando para fugirem juntos - o que termina por afastá-lo de vez.
A Condessa representa um personagem típico de Eça de Queiroz, presente em outras obras do autor. Após o fim do romance com Carlos, tentará a todo custo reconquistá-lo. Ao ser definitivamente preterida por Maria Eduarda, vai fazer de tudo para separar e difamar o casal.a Condessa de Gouvarinho, inicia um romance com Carlos da Maia, romance esse que continua até ao aparecimento de Maria Eduarda. Convem referir, que esta é uma relação incestuosa, visto o facto de existir uma pre-relação a de Carlos e a Gouvarinho. Nessa altura, Carlos, que se fartara da Gouvarinho, acaba a ligação, apesar deste acto não ser bem aceite pela amante. Como grande parte das...
tracking img