Maias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Maias

Esta foi provavelmente a mais antiga das civilizações pré-colombianas formando sua civilização por volta de 700 a.C., porém perdeu em desenvolvimento se comparada aos Incas e aos Astecas. Habitaram nas florestas tropicais, atualmente localizadas nas regiões da Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (México).
Organizaram-se em cidades-estado, as quais tomavam decisões políticas ereligiosas. Como não eram um império unificado não constituíam força suficiente para evitar as invasões dos povos vizinhos.
As cidades eram governadas por um estado teocrático, as guerras que aconteciam tinham o objetivo de capturar prisioneiros para serem sacrificados aos deuses.

1.1 Religião

A Religião dessa civilização era Politeísta. Acreditavam em deuses ligados à natureza que regiam odestino dos homens. Por causa disso eram realizados sacrifícios de alimentos, animais e seres humanos aos deuses.
1.2 Economia e agricultura
Possuíam avançadas técnicas de irrigação, de modo que sua economia era baseada na agricultura, principalmente no cultivo do milho e do feijão. Comercializavam as mercadorias produzidas com povos vizinhos. Para melhorar as condições de cultivo e favorecer aprodução do excedente o povo maia desenvolveu algumas técnicas agrícolas como a irrigação dos pântanos e os terraços.
Cultivavam também o algodão, o tomate, o cacau, a batata e algumas frutas. Além disso, tinham criação de Peru e abelhas, a caça e a pesca complementavam as atividades realizadas para a sobrevivência do povo. Eram praticadas queimadas em busca de limpar o terreno, deixando-opronto para o plantio. Essa prática, porém, destruía os componentes naturais do solo fazendo-o se tornar infértil após uns três anos de uso. A conseqüência disso é que o agricultor era obrigado a deixar o terreno e sair em busca de outro, fazendo com que aquele solo fique sem utilidade.
1.3 Cultura
O crescimento da cultura maia se revela principalmente no terreno intelectual, porém, devido àcomplexidade da sua escrita, só foram descobertos até agora os símbolos relativos ao tempo. Desenvolveram a aritmética de maneira que ela permitiu cálculos astronômicos de uma exatidão admirável. Conheciam o movimento do Sol, da Lua, de Vênus e provavelmente de outros planetas. A numeração escrita era simbolizada por pontos e traços. Inventaram o conceito de abstração matemática, o valor zero fazendo-ointervir nos seus cálculos e cronologias. O calendário se baseava no sistema análogo. O dia ( Kin ) era a unidade de tempo, acima da qual vinha o Uinal, correspondendo a um mês de 28 dias, o Tun equivalia ao ano.
1.4 Legado

Os Maias foram um povo que deixou um legado inestimável de organização social e política, de conhecimentos científicos - especialmente de engenharia, matemática ecálculo, só comparado aos antigos egípcios e suas pirâmides e templos perfeitos.





































1. Astecas

Dentre os três principais povos da América pré-colombiana, os Astecas foram os mais poderosos e desenvolvidos. Eram índios que migraram para o Vale do México, para a ilha do Lago Texcoco. São originários de uma região dos Estados Unidos,onde viviam como nômades.
Foram os últimos a chegar no planalto mexicano, fixaram-se no local, mesclaram-se com os toltecas e constituíram, assim, o “Império Asteca”. O centro do império era a cidade de Tenochtetlán, hoje a cidade do México. Cada cidade-estado possuía seu próprio rei, mas na época da ocupação espanhola, os indígenas obedeciam apenas a Montezuma, imperador asteca, provando oquanto eram organizados.
2.1 Religião
Os Astecas eram politeístas e faziam culto aos deuses fazendo sacrifícios. A religião dos bárbaros mesclou-se com a religião que cultuava os deuses agrícolas, no México. Acontecia um ritual de sacrifício: o mais bravo dos prisioneiros de guerra era sacrificado a cada ano. No dia de sua morte, ele tocava flauta no cortejo. Sacerdotes e quatro belas moças...
tracking img