Maias- sarau na trindade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sarau na Trindade, cap.XVI
Crónica de costumes
Objetivos do episodio:
É um episodio de festa, retórica e musica que foi organizado com o intuito de prestar ajuda ás vitimas da cheias no Ribatejo,trazendo um tema querido á sociedade que é a oratória, e reunido as classes mais destacadas da sociedade. Alem disso, este ambiente de festa contrasta com a tragédia vivida durante a ação, o que trazum pouco devida á obra.
Personagens intervenientes:
* Carlos
* Ega
* Alencar
* Rufino, declarado por Ega como sendo um dos melhores oradores(género demostenes da Europa numa conversacom Streinbroken
* Cruges
* Guimarães, tio de Damâso
* Alta sociedade de Lisboa, incluindo a familia real, os Gouvarinho, Streinbroken…
Destas personagens destacam-se 2, são elas Alencare Rufino. Alencar é quem apresenta Ega a Guimarães, contribuindo também para o desenlaço da tragédia romântica. Alem disso, declama “A Democracia” efetuando um desfasamento entre a realidade e odiscurso, excessivo lirismo carregado com conotações sociais, explorando o publico através da sedução com excessos estéticos estereotipados (pag 618). Rufino efetua uma oratória oca e balofa, faz umdiscurso banal, utilizando lugares conhecidos (pag 596), recorrendo ainda a artificiosismos barrocos e ultra-românticos de pouca originalidade, no entanto as reações no final foram calorosas.
Estrutura doespisodio:
* Oratória de Rufino
* Recital de Cruges
* Declamação de Alencar
* Guimarães dirige-se a Ega procurando explicações sobre a carta do sobrinho Dâmaso , que afirmou ao tioque fora Ega a escreve-la(pag 602)
* Carlos agride Eusebiozinho
* Guimarães entrega a Ega o cofre de Maria Monforte para este entregar a Carlos ou a Maria Eduarda

Relação com a intrigaprincipal:
Associado ao Sarau no Teatro da Trindade surge a tragédia. Eça quis, com isto, provocar um grande impacto, contrastando a festa com a desgraça.
João de Ega descobre, inesperadamente, que...
tracking img