Maias, astecas e incas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Maias
CONSTRUÇÕES: Os Maias construíram cidades com Tikal, Copán e Chichén Itzá. Nas cidades havia templos, casas de governantes e sacerdotes, monumentos e praças onde se realização celebraçõesreligiosas. A maior parte da população vivia em pequenas casas fora dos centros urbanos.

ECONOMIA: agrícola, realizavam comércio de cacau, peles de animais, cerâmicas, tecidos de algodão e objetosfeitos de pedras como obsidiana, jade e sílex. O povo pagava tributos na forma de obras públicas.

RELIGIÃO/POLÍTICA: Os governantes eram vistos como divindades. Os Maias eram conhecedores dearquitetura, fizeram belíssimos templos e magníficos palácios, tinham também conhecimentos astronômicos e matemáticos. Criaram um calendário e um sistema de escrita bastante edificantes e coesos, e assimpuderam registrar os acontecimentos da história do povo que julgavam importante.


Incas
LOCALIZAÇÃO:Na Cordilheira dos Andes e nas regiões banhadas pelo Oceano Pacífico havia, no início do século XVI,um Império sediado na cidade de Cuzco. Esse território pertence hoje ao Peru, Equador, Bolívia, Chile, Colômbia e Argentina.

POLÍTICA: O governante Inca era um imperador tido como divindade, elegovernava com o auxílio de conselheiros escolhidos entre os membros de sua própria família. Os parentes também ocupavam cargos de prestígio no Império, como o de juízes, sacerdotes, generais e altosfuncionários do Estado.

ECONOMIA: A economia do Império Inca era baseada na agricultura. As lavouras mais importantes eram a batata, o milho, o tomate e o feijão. Os Incas desenvolveram uma técnicade cultivo em terraços, aproveitando as encostas das montanhas andinas.
O Estado era dono de todas as terras, e os camponeses dependiam dele para poder trabalhar. Por isso tinham que pagar tributo emespécie (mercadorias) e em trabalho.
A sociedade Inca não era igualitária. O luxo e a riqueza da elite contrastava com a vida simples da maioria da população.

Astecas
LOCALIZAÇÃO: No século...
tracking img