Mahatma gandhi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mahatma Gandhi
Mohandas Karamchand Gandhi, nasceu a 2 de Outubro de 1869 em Porbandar, na Índia Ocidental, que hoje em dia é o estado de Gujarat. O seu pai era o Primeiro-Ministro de Porbandar, e a mãe era uma dedicada Vaisnava.
Como fazia parte da sua cultura, naquela época do ano, a Maio de 1883, Mahatma Ghandi tinha 13 anos e a sua família realizou um casamento infantil, com Kasturba Ghandide 10 anos. Este casamento realizou-se pois os progenitores de ambos tinham chegado a um acordo.


Após alguma educação indefinida decidiram que Gandhi devia ir para a Inglaterra estudar Direito na “University College”. Gandhi prometeu a sua mãe, que iria manter-se privado do vinho, das mulheres, e da carne obtendo assim a sua permissão. No entanto, como Gandhi desafiou os regulamentos do seusistema tradicional (Casta), a sua viagem para a Inglaterra foi proibida acabando, por realizar o curso de Direito em Londres. Depois de ter descoberto a Filosofia de Henry Salt, este convenceu-lhe de um novo argumento para o vegetarianismo onde se encontravam teósofos e pessoas com interesses filantrópicos.

Fig.2- Ghandi na sua juventude.

No momento em que Gandhi voltou à índia, no anode 1891, a sua mãe havia falecido, e devido a timidez Gandhi não obteve êxito a exercer a sua profissão legal de advogado. Até que ele aproveitou a oportunidade que lhe havia surgido para ir para África do Sul, no prazo de 1 ano, para representar uma firma hindu num processo judicial, em KwaZulu-Natal.
A sua estadia em África do Sul, despertou em Gandhi a consciência social. Como advogado,Gandhi fez o melhor que podia, para descobrir os factos, pois ao resolver um caso difícil, passou a ter fama por sua atuação. Gandhi, é o próprio que diz :"eu tive um aprendizado que me levou a descobrir o lado melhor da natureza humana e entrar nos corações dos homens. Eu percebi que a verdadeira função de um advogado era unir rivais de festas a parte".
Gandhi, acreditava que o dever de um advogadoera, simplesmente ajudar um tribunal a descobrir a verdade e não tentar incriminar o inocente. Ao cabo do ano, no decorrer de uma festa de despedida, de volta à Índia, Gandhi tomou o conhecimento que uma lei, estava sendo proposta para privar os hindus do voto. Foi assim que Gandhi, em 1894 fundou em KwaZulu-Natal, Congresso hindu.
Depois de retornar à África, e após ir buscar a sua esposa e osseus filhos em Janeiro de 1897, na Índia os sul-africanos tentaram interromper todas as suas actividades. Um delas foi a tentativa de ameaçar e subornar o agro-pecuário Dada Abdulla, que era um cliente de Gandhi, e após um período de quarentena, Gandhi acabou por receber a permissão para aterrissar. Depois disso o povo, reconheceu Gandhi, e alguns brancos começaram a espancá-lo até que alguém osalvou. O povo andou atrás dele, mas Gandhi ao usar um disfarce, acabou por conseguir escapar.
FIG.3 Gandhi e sua esposa Kasturba Gandhiem foto de 1902.

Fig.4 Gandhi com o "Indian Ambulance Corps"durante a "Segunda Guerra dos Boers"1899-1900.
Depois disso, Gandhi recusou mesmo assim processar, os que o haviam espancado, permanecendo firme ao principio de ego-restrição, mas mesmo não obstante oque tinha acontecido, Gandhi sentia o dever de apoiar o povo britânico durante a guerra que se ia proceder, a Guerra de Boers, organizando e conduzindo uma Corpo médico hindu, para alimentar os feridos que havia no campo de batalha. Os brancos, ficaram surpreendidos quando, souberam que tinham sido contratados, trezentos hindus e oitocentos criados. Gandhi acabou assim, por permanecer 20 anos emÁfrica do Sul, defendendo a minoria hindu, liderando a luta de seu povo pelos seus direitos. Gandhi experimentou o celibato durante 30 anos da sua vida, e no ano de 1906 levou para o resto da sua vida, o juramento de Brahmacharva.
Quando tinha quatro filhos, separou-se da sua esposa para ir viver com Hermann Kallenbach, um arquiteto alemão de origem judaica que, emigrava para a África do Sul....
tracking img