Magrebe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE GEOGRAFIA





















































SEMINÁRIO DE GEOGRAFIA:
MAGREB.






























Natal/ RN
2012

SUMÁRIO




1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04
2LOCALIZAÇÃO.............................................................................................05
3 COLONIZAÇÃO............................................................................................05
4 ASPECTOS FISICOS....................................................................................05
5 ASPECTOS ECONOMICOS..........................................................................06
6CONFLITOS...................................................................................................07
6.1 ARGÉLIA..........................................................................................07
6.2 SAARA OCIDENTAL.......................................................................07
6.3TUNISIA............................................................................................08
7 REFERÊNCIAS..............................................................................................09




































1 INTRODUÇÃO
O Magrebe, identificado geralmente com a parte ocidental do Norte da África, engloba a região deste continente a norte do deserto do Saara. Na época do império romano, eraconhecido como África menor. A palavra Magrebe provém do vocabulário em língua árabe (Mahrib ou Maghrib) que significa "lugar onde se põe o sol" ou seja, a região que, na altura em que o vocabulário teria surgido, estava mais a ocidente do mundo islâmico, opondo-se ao Iémen (que significa "direita"). Magrebe, inclui, hoje em dia, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Saara Ocidental e Mauritânia.Essa região está limitada pelo Mar Mediterrâneo a norte, pelo Oceano Atlântico a oeste, pelo Golfo de Gabés a leste e pelo deserto do Saara a sul. A grande cordilheira do Atlas, com as suas ramificações separadas por planaltos com cerca de 1000 metros de altitude, estende-se na sua parte ocidental. É uma zona de clima mediterrânico, com precipitações escassas, salvo em zonas montanhosas viradaspara a zona litoral. Aliás, sem as condições proporcionadas pelo mediterrâneo (clima, agricultura, transportes) dificilmente se imaginariam as zonas mais povoadas: Orão, Bona, Argel e as planícies do Gharb e do Sahel.É a porção do continente atualmente mais influenciada pelos países da Europa Ocidental, reafirmando os laços históricos e geográficos que o Mar Mediterrâneo proporcionou.2 LOCALIZAÇÃO

O Magreb localiza-se na porção oeste do norte do continente, a palavra significa "onde o Sol se põe".Em sentido estrito, ("Pequeno Magreb" ou Magreb Central) inclui Marrocos, Sahara Ocidental, Argélia e Tunísia. O Grande Magreb inclui também a Mauritânia e a Líbia. Na época do Império Romano, era conhecido como África menor. Magrebe, a parte ocidental domundo árabe.


3 COLONIZAÇÃO

A região foi ocupada por vários povos desde a antiguidade; cartagineses, romanos, vândalos, berberes (povo originário do noroeste africano) e europeus modernos estão entre eles. O domínio dos povos árabes, que se miscigenaram com os bérberes, dão traços culturas islâmicos para a região. A região foi dominada pelos árabes e pela sua religião, o islã, durante mais de1300 anos. Outrora ocupada por Fenícios, Gregos e Romanos, a costa mediterrânica do Noroeste Africano conserva ainda muitas ruínas antigas muito procuradas pelos turistas, principalmente em Marrocos, na Argélia e na Tunísia. A maioria da população vive na planície costeira que oferece terra fértil e clima ameno.

4 ASPECTOS FISICOS
O Magrebe está limitado pelo Mar Mediterrâneo a norte,...
tracking img