MAGNOLI Hist ria da Paz

158282 palavras 634 páginas
A PAZ POSSÍVEL
A insanidade dos homens conduzirá realmente o planeta à sua destruição por conta de guerras nucleares e desequilíbrio ecológico?
Será que temos feito esforços adequados para manter a paz entre nações e a habitabilidade deste nosso abrigo comum?
Este livro é uma continuação e uma resposta a um outro, publicado pela Editora Contexto, com muito sucesso, História das guerras. Como o primeiro, foi escrito por um impressionante grupo de especialistas. Como o primeiro, foi coordenado pelo mesmo organizador, Demétrio Magnoli.
História da paz, sem dúvida, fará par com o outro nas melhores estantes.
Os autores são historiadores, diplomatas, jornalistas, cientistas políticos e até um economista que atenderam ao convite do organizador e da Editora para escrever um capítulo de História da paz. Foi um trabalho difícil, pois havia que conciliar a precisão conceitual – uma vez que se trata de obra concebida para ser referência na área –, com um texto agradável, já que se destina, também, a um público mais amplo. E quem não tem interesse em saber que sempre houve pessoas empenhadas em evitar guerras, em prevenir situações de conflito, em preservar a natureza e evitar a proliferação de artefatos nucleares?
Quem não quer saber dos tratados que ajudaram a desenhar as fronteiras políticas e econômicas que temos hoje?
Contudo, este não é um livro escrito por ingênuos ou deslumbrados.
Paz, aqui, não é tomada num sentido banal, piegas. Ninguém imagina que basta todos vestirem branco e se dar as mãos para que a paz universal envolva pessoas e animais, montanhas e oceanos. A paz é uma conquista, fruto de esforços diplomáticos, é conciliação entre poderosos, é acordo entre iguais e desiguais. É, como a política, a arte do possível. Por vezes os tratados resultam de divisão de butins. Por vezes são feitos para humilhar os perdedores. Nem sempre satisfazem a todos. Podem engendrar ressentimentos. Podem até conter, nos seus termos, indícios de uma nova guerra.
Este livro mostra

Relacionados

  • A Geografia escolar na prática docente
    128062 palavras | 513 páginas