Magnificação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A imagem de um objeto no filme é sempre maior do que seu tamanho real como causa da divergência do feixe com a distância. Se esse aumento for desproporcional, gerando a deformação do objeto na imagem ocorre a distorção. No entanto, se esse aumento das dimensões do objeto na imagem for proporcional, ocorre o fenômeno chamado de magnificação da imagem.
A magnificaçãoda imagem de um objeto é gerada pela distância entre o objeto e o filme (DOF) e, quanto maior essa distância, maior a magnificação, já que, após passar pelo objeto, a divergência do feixe continua, aumentando o campo de exposição do filme.
Para determinar a altura das pirâmides do Egito, Thales utilizou o teorema de semelhança dos triângulos (Figura 1). Quando fincou uma vara vertical noextremo da sombra projetada pela pirâmide, determinou a sombra projetada pela vara, formando no solo dois triângulos semelhantes.

[pic]
Figura 1: Thales e o teorema de semelhança dos triângulos: o extremo C da sombra da pirâmide forma, com sua sombra, o triângulo DCE que é semelhante ao triângulo ABC.

A relação de proporção dos triângulos é a seguinte:
ABDC DC * AB
BC CE CE

A semelhança dos triângulos também pode ser observada na magnificação da imagem. Na Figura 2A o feixe primário passa por um objeto (O) e produz uma imagem (I). Na 2B estão em destaque dois triângulos semelhantes. Um menor formado pelo vértice no foco (F), e os catetosdefinidos por DFO e pela metade do tamanho do objeto (O/2). E, um maior formado pelo vértice no ponto de foco (F), e os catetos definidos por DFF e pela metade do tamanho da imagem (I/2).
[pic]

Figura 2: Semelhança dos triângulos na magnificação: (A) magnificação da imagem e (B) dois triângulos retângulos e semelhantes com um vértice comum, o ponto de foco(F)

Como visto na figuraacima, os triângulos são semelhantes, e, portanto, a relação de proporção é a seguinte:
DFF I/2 DFF I
DFO O/2 DFO O
Sendo assim, o fator de magnificação pode ser calculado pela relação entre as distâncias, ou ainda, com a razão entre o tamanho da imagem (I) e o tamanho doobjeto (O) que a gerou.
M DFF I
DFO O

Em mamografia, é possível observar a importância da aplicação da magnificação da imagem. A mama pode apresentar pequenas alterações, nódulos ou microcalcificações, e com o aumento das dimensões no objeto, se obtém a nitidez necessária para ocorreto diagnóstico da imagem analisada.

2. OBJETIVO

Determinar o tamanho do objeto a partir da imagem no filme e calcular a magnificação.

3. MATERIAL E MÉTODO
I. Instrumentação
▪ Equipamento de raios-x (tubo raios-x, mesa e console de operação);
▪ Filme radiográfico e chassis;
▪ Processadora e químicos;
▪ Fita métrica e isopor;
▪ Esqueleto (para simulaçãodas partes ósseas anatômicas radiografadas).

II. Procedimentos
O experimento realizado para determinar o tamanho do objeto (uma simulação óssea do corpo humano) e posterior cálculo de magnificação foi realizado no laboratório de Raios-x do Centro Universitário São Camilo.
Com os parâmetros de exposição definidos em DFF:1.0 m, kV: 41, mA: 50 e tempo de 0,14 s, grupos de alunosfizeram posicionamento do esqueleto na mesa de raios-x. O isopor foi utilizado para facilitar esse posicionamento.
Algumas estruturas ósseas foram selecionadas (antebraço e mão, forame sacral, sacro, cabeça e colo do fêmur) e realizadas medidas com uso de fita métrica. Após realização das medidas e posicionamento, as estruturas foram radiografadas.
Com as medidas e a imagem obtida,...
tracking img