Magnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Higienista
    INTRODUÇÃO: Perto do fim do séc. XVIII e início do séc. XIX dá-se inicio a construção e consolidação de uma nova sociedade, a capitalista. Imediatamente com o surgimento da novasociedade se viu necessária a construção de um novo homem, que fosse apto a esta sociedade, homem este que deveria ser mais ágil, mais forte, mais empreendedor.
Com isto, para construir este estereótipode homem é que se consolidou a gênese da Educação Física em nosso país, ligada às instituições médicas e militares. Essas instituições contribuíram para a consolidação e reconhecimento da EducaçãoFísica, inicialmente entendida como Ginástica
    Tendo suas origens marcadas pela influência das instituições militares, condicionadas pelos princípios positivistas, a educação física no Brasil, foientendida como uma atividade de extrema importância para forjar o individuo forte e saudável, que era necessário para a implementação do processo de desenvolvimento do país 
Assim a educaçãofísica, enquanto ginástica, passou a ser vista na escola como importante instrumento de aprimoramento físico dos indivíduos, que fortalecidos pelo exercício físico estariam mais aptos para contribuir com agrandeza da sociedade crescente e com o exército, se tornando “a própria expressão física da sociedade do capital”. Com isto, a Educação Física, partiu de uma visão positivista, que forneceu conceitospara se manter a burguesia no poder, a partir de uma veiculação da visão de mundo desta classe, fornecendo então, justificativas para o seu modo de viver.

Militarista
INTRODUÇÃO: Até os anos 30,tínhamos uma Educação Física pautada no higienismo, preocupada com o saneamento público, a prevenção de doenças e uma sociedade livre de vícios. Após isto, vemos durante o Governo Vargas uma EducaçãoFísica de concepção Militarista, com o intuito de formar uma juventude pronta para defender a Pátria.

Com a lógica militar e positivista influenciando decisivamente o método francês, sua...
tracking img