Magnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAGNETISMO: 1ª parte
O magnetismo é um ramo da Física que estuda os fenômenos e propriedades relacionadas aos imãs. Estes são elementos encontrados na natureza que possuem capacidades de atrair ou repelir alguns tipos de metais e também outros imãs.
O estudo do magnetismo é fundamental para o desenvolvimento da eletricidade e da engenharia. Os imãs são muito utilizados em equipamentos elétricose eletrônicos. Quase todos os motores e geradores elétricos, por exemplo, possuem imã. Os conhecimentos de magnetismo são utilizados também para a fabricação de telefones, televisores, caixas de som, bússolas, etc.

MAGNETISMO 2ª parte

As crianças são fascinadas por ímãs, principalmente porque os ímãs atuam à distância. Pode-se mover um prego com um ímã localizado próximo, mesmoquando um pedaço de madeira é colocado entre os dois. Analogamente, um neurocirurgião pode dirigir uma pequena esfera através do tecido cerebral até alcançar um tumor que não é operável, colocar um catéter em posição, ou implantar eletrodos, sem produzir grandes danos ao tecido cerebral. A utilidade dos ímãs cresce a cada dia.
O termo magnetismo provém da região da Magnésia, uma província daGrécia onde certas rochas, chamadas de magnetitas, possuem a propriedade surpreendente de atrair pedaços de ferro. Os ímãs foram primeiro empregados em bússolas e usados para navegação pelos chineses no século doze. No século dezesseis, William Gilbert, médico da rainha Elizabeth I, confeccionou ímãs artificiais esfregando pedaços de ferro comum em pedaços de magnetita. Ele também sugeriu que umabússola sempre se alinha com a direção norte-sul porque a Terra possui propriedades de um ímã. Mais tarde, na Inglaterra, em 1750, John Michel descobriu que os polos magnéticos obedecem à lei do inverso do quadrado da distância, e seus resultados foram confirmados por Charles Coulomb. Os campos da eletricidade e do magnetismo desenvolveram-se quase que independentemente um do outro até 1820, quando umprofessor de ciências dinamarquês chamado Christian Oersted descobriu durante uma demonstração em sala de aula que uma corrente elétrica afeta uma bússola magnética. E viu a evidência que confirmava a existência de uma relação entre o magnetismo e a eletricidade. Logo depois, o físico francês Andre-Marie Ampere propôs que as correntes elétricas fossem as fontes de todos os fenômenos elétricos.POLOS MAGNÉTICOS

As forças que os ímãs exercem entre si são parecidas com as elétricas, pois elas também podem atrair ou repelir, sem tocar, dependendo de quais extremidades dos ímãs estão mais próximas. Também como as forças elétricas, as intensidades de suas interações dependem da distância entre os dois ímãs. Enquanto as cargas elétricas são centrais para as forças elétricas, são asregiões das extremidades dos ímãs chamadas de polos magnéticos que dão origem às forças magnéticas.
Qualquer ímã possui tanto um polo norte como um polo sul. Os ímãs de refrigerador, muito populares nos últimos anos, possuem atrás tiras estreitas com polos sul e norte que se alternam ao longo do comprimento. Esses ímãs são suficientemente fortes para segurar folhas de papel contra a porta dorefrigerador, mas tem um alcance muito curto em virtude do cancelamento promovido entre os polos norte e sul. Em um ímã em barra simples, um único polo norte e um único polo sul situam-se nas extremidades da barra. Um ímã comum, do tipo ferradura é simplesmente uma barra que foi dobrada até adquirir a forma da letra ‘U’. Seus polos também estão nas duas extremidades. Já em um ímã em forma de disco,os polos estão nas superfícies do disco. Isso nos mostra que a localização dos polos bem como a forma do campo magnético depende da geometria do ímã.
Quando o polo norte de um ímã é colocado próximo ao polo norte de outro ímã, eles se repelem. O mesmo é verdadeiro para um polo sul próximo a outro polo do mesmo tipo. Mas se dois polos magnéticos opostos forem colocados próximos,...
tracking img