Magnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
FUNDAMENTOS DE FÍSICA III

JESSICA MAGALHÃES – 2009209145
JOSCELAINE ANDRADE – 2009209135
LUCAS DE SOUZA SOARES - 2008106611

FORÇA MAGNÉTICA
TRANSFORMADORES

ALEGRE-ES
2012
1 – TEORIA ENVOLVIDA O magnetismo é a denominação do fenômeno ou conjunto de fenômenos naturais relacionados à atração ou repulsãoobservada entre determinados objetos, particularmente nos ímãs. O ímã é formado por um material que provoca um campo magnético à sua volta. Um imã permanente é feito de um material ferromagnético, ou seja, suas propriedades magnéticas são causadas pelos spin dos elétrons que se encontram no interior da matéria. Consiste em um dipolo, logo tem sempre dois pólos, "norte" e "sul". Os dipolos não podem serseparados. Dessa forma, se um imã for dividido ao meio, obtêm-se dois imãs menores, cada um com um pólo norte e um pólo sul.
Contudo, a natureza fundamental do magnetismo é a interação produzida por cargas que se movem. Diferentemente da força elétrica, que atua sempre sobre uma carga, quer ela esteja em movimento ou em repouso, as forças magnéticas só atuam sobre cargas em movimento. Emprimeiro lugar, uma carga móvel ou uma corrente elétrica cria um campo magnético em suas vizinhanças (além do campo elétrico). Em segundo, o campo magnético exerce uma força sobre qualquer outra corrente ou carga que se mova no interior do campo (YOUNG, 2009).
Por meio da figura 1, pode-se observar as linhas de indução magnética que permitem visualização do campo magnético.

Figura 1 – Linhas de campomagnético de um imã

  A partir da figura 1, conclui-se que:
* Em cada ponto do espaço, o vetor B é tangente às linhas de campo;
* Há zonas do campo magnético em que as linhas de campo se representam próximas e em outras mais afastadas;
* As zonas onde as linhas são mais densas, são aquelas onde o campo magnético é mais intenso, e um campo magnético aproximadamente uniforme tem aslinhas de campo paralelas.

O magnetismo é um fenômeno básico no funcionamento de motores elétricos, geradores, reprodução de voz e imagens, informática, entre outros. O eletromagnetismo é o ramo da física que estuda as interações elétricas e magnéticas em conjunto. A seguir serão apresentadas algumas das aplicações do magnetismo, ou do eletromagnetismo, na atualidade.
A bússola é uminstrumento de navegação e orientação baseado em propriedades magnéticas dos metais e do campo magnético terrestre. Indicando sempre o norte (magnético), é uma ajuda preciosa para todo e qualquer navegador. As bússolas atuais variam um pouco entre si, mas têm os mesmos componentes básicos.
O eletroímã é um dispositivo que utiliza corrente elétrica para gerar um campo magnético, semelhantes àquelesencontrados nos ímãs naturais. Uma bobina conduzindo uma corrente elétrica constitui um eletroímã. A intensidade de um eletroímã pode ser aumentada simplesmente aumentando-se a corrente que flui pelo dispositivo (HEWITT, 2002). Uma bobina se comporta como dipolo magnético no sentido de que, na presença de um campo magnético, experimenta um torque. Uma bobina percorrida por corrente produz um campomagnético semelhante ao de um imã em forma de barra, com um pólo norte e um pólo sul.
O motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. A maioria de motores elétricos trabalha pelo eletromagnetismo, o princípio fundamental, baseia-se em uma força mecânica em todo o fio quando está conduzindo a eletricidade contida dentro de um campo magnético. A maioria de motoresmagnéticos são giratórios, mas os tipos lineares existem também. Em um motor giratório, a parte giratória (geralmente no interior) é chamada de rotor, e a parte estacionária é chamada de estator. O motor contem os eletroímãs que são feridos em um frame. As forças que fazem um motor elétrico girar são as forças que um campo magnético produz sobre um condutor que transporta corrente. As forças...
tracking img