Magnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O magnetismo é a capacidade de atração em imãs, à capacidade que um objeto possui de atrair outros.
Magnetismo é um ramo da ciência que estuda os materiais magnéticos, que possuem acapacidade de atrair ou repelir outros materiais. Quando se fala em magnetismo o primeiro nome que vem à tona é o de Tales de Mileto, pois foi ele o primeiro a estudar a capacidade que uma substânciatem de atrair outra, isso sem que exista contato entre elas. Contudo, na Antiguidade os chineses já possuíam o conhecimento de alguns materiais que podiam atrair outros. Eles utilizavam esses materiaisem bússolas quando estavam se deslocando em missões militares, pois a bússola se orientava no sentido do eixo terrestre, ou seja, o norte-sul magnético que se localiza bem próximo do norte-sulgeográfico da Terra.

História

Na Grécia antiga, em uma região chamada Magnésia, observou-se a existência de uma pedra de comportamento estranho, pois foi observado que elas têm a propriedade de atrairmateriais como o ferro, hoje sabemos que esta pedra é a magnetita, nesta época, referida, a pedra tomou o nome de imã, e o estudo dos imãs chamasse magnetismo.
Para os imãs foram observados três fatosimportantes, primeiro a capacidade de atrair objetos de ferro, segundo a capacidade de transmitir esta capacidade para os objetos de ferro, e terceiro que esta capacidade está concentradaprincipalmente nas regiões extremas do imã.
Essas regiões extremas foram chamadas de polos devido à interação do imã como a posição da Terra.

Assim:

Foi essa característica que possibilitou a construçãoda bússola que foi tão importante para as navegações.
Magnetismo na Terra

Para o campo magnético terrestre vale imaginar que dentro da Terra existe um gigantesco imã, o polo norte da Terra é o polosul magnético e o polo sul o norte magnético. Sendo que os polos magnéticos estão deslocados cerca de 11º a partir do eixo de rotação da Terra.

O globo terrestre age como um imã onde o polo...
tracking img