Magnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1.Introdução 2
2. Objetivos 4
3. Justificativa 5
4.Desenvolvimento 6
4.1.Conceitos Básicos: 6
4.2.Tipos de materiais magnéticos: 8
4.2.1.Classificação dos Materiais Quanto ao Magnetismo 8
4.2.2.Características dos Materiais Magnéticos 10
4.3.Aplicações em engenharia elétrica: 12
4.3.1.Relés 13
4.3.2.Contatores 14
4.3.3.Transformadores 16
5.Conclusão: 18
6.Referências: 191.Introdução
Os primeiros fenômenos magnéticos observados foram àqueles associados aos chamados “imãs naturais” (magnetos) que eram fragmentos grosseiros de ferro encontrados perto da antiga cidade de Magnésia, distrito de Thessally na Grécia (daí o termo “magneto”).
Estes imãs tinham a propriedade de atrair ferro desmagnetizado, sendo que esta propriedade era mais acentuada em certas regiões destematerial denominadas polos.
Existem dois tipos de imãs:
• Imãs Naturais – são aqueles que encontramos na natureza e são compostos por minério de ferro (óxido de ferro). Este tipo de ferro magnético é denominado magnetita.
• Imãs Artificiais – são aqueles que adquirem propriedade magnética ao serem atritados com um imã natural. A capacidade magnética destes imãs pode superar a dos imãs naturais
.Os imãs possuem dois pólos (norte - N e sul - S). O pólo sul de um imã é atraído pelo pólo norte do Planeta Terra e vice-versa.
Descobriu-se então que, quando uma barra de ferro era colocada perto de um imã natural ela adquiria e retinha esta propriedade do imã natural e que, quando suspensa livremente em torno de um eixo vertical, ela alinhava com a direção norte-sul, que originou osinstrumentos de navegação como, por exemplo, a bússola.
A força que atrai o ferro, ou outros metais, a um ímã é chamada linha de força.
Um conjunto de linhas de força que saem do pólo N e entram no imã pelo S forma o campo magnético.
Ao espalharmos limalha de ferro sobre um ímã pode-se perceber a forma do campo magnético por meio das linhas de indução, este fato está ilustrado na figura abaixo:Quanto mais forte o imã:
• Maior o número de linhas de força;
• Maior a área abrangida pelo campo magnético.
O magnetismo ou força magnética é fundamental na geração e aproveitamento da corrente elétrica. Todo tipo de sistema ou equipamento eletromecânico contem efeitos magnéticos em seus circuitos. Desta forma, a existência de equipamentos como motores, geradores, transformadores, indutores,instrumentos elétricos, medidores, componentes magnéticos, etc. seria impossível se os fenômenos magnéticos não fossem compreendidos e dominados.
Hoje em dia, pesquisas são feitas para se desenvolver outros tipos de materiais que tenham essa propriedade ainda mais acentuada e que possam ser manipulados de maneira a permitir novas configurações e formatos de núcleos reduzindo-se assim as perdas destesnúcleos, bem como seus tamanhos.
Os materiais magnéticos mais importantes em aplicações elétricas gerais são chamados ferromagnéticos. Estes permitem o estabelecimento de fenômenos magnéticos devido à sua característica de conectar linhas de força magnética, sofrendo atração por estas forças. O exemplo mais antigo deste material é a magnetita (O4Fe3).
A habilidade de certos materiais - notadamenteo ferro, o níquel, o cobalto e algumas de suas ligas e compostos - de adquirir um alto e permanente momento magnético, é de grande importância para a engenharia elétrica. As aplicações de materiais magnéticos são muitas e fazem uso de quase todos os aspectos do comportamento magnético. Existe uma variedade extremamente grande de diferentes tipos de materiais magnéticos e é importante saberprimeiro porque estes e somente estes materiais possuem propriedades magnéticas e em seguida saber o que leva a comportamentos diferentes nestes materiais, por exemplo, porque um material carrega um momento permanente enquanto outros não. As pesquisas por materiais magnéticos com melhores características são motivadas pela possibilidade de redução nas dimensões dos equipamentos e diminuição de...
tracking img