Maglev

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]














Maglev´s


























TAUBATÉ
[2011]
INTRODUÇÂO


BREVE HISTÓRICO DA LEVITAÇÃO MAGNÉTICA
Os estudosde transporte ferroviário empregando levitação remontam mais de meio século. A série de congressos MAGLEV, cuja primeira edição ocorreu nos anos 60, reúne, a cada dois anos, os principaisespecialistas neste campo.
As técnicas de levitação magnética, devido à intensidade da força que produzem, podem ser empregadas em sistema de transporte de alta e média velocidade e podem ser subdivididos emtrês grupos, descritos abaixo:

1-Levitação Eletrodinâmica (EDL)

Este tipo de levitação necessita do movimento de um campo magnético nas proximidades de um material condutor. Se um material magnéticorealizar um movimento
relativo a uma lâmina condutora (alumínio, por exemplo), correntes parasitas serão induzidas no
condutor. Estas correntes, por sua vez, gerarão outro campo magnético o qual,pela lei de Lenz, oporse- á ao campo criado pelo material magnético.
A interação entre ambos gerará uma pressão magnética e, por conseguinte, uma força repulsiva no material magnético. Esta força é aresponsável pela levitação do corpo.
A proposta japonesa de trem de levitação, LEVMAG, está calcada neste princípio. Neste sistema, um trem com características convencionais (rodas e trilhos) viajaao longo de corredores onde estão instaladas bobinas condutoras. Após atingir cerca de 120 km/h, o trem começa a levitar. Uma linha experimental de 18,4 km foi inaugurada em abril de 1997, local ondeeste trem bateu o recorde de velocidade terrestre (581 km/h) em dezembro de 2003.
Trata-se de um sistema de construção onerosa (R$ 84 milhões/km) e de elevado consumo de energia.

[pic]
Fig. 1 -Superestrutura do Maglev de levitação eletrodinâmica (EDL)






2.2 Levitação Eletromagnética (EML)
O fundamento físico básico, nesta aplicação, explora a força de atração que existe entre...
tracking img