Madeiras e derivados usados na contrução civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1296 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]













MADEIRAS E DERIVADOS USADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL









DISCIPLINA: Materiais de Construção Civil I
PROFESSOR: Manoel Caetano
TURMA: NY-53
GRUPO:

Morgana Laís















Recife, maio de 2012.

INTRODUÇÃO



A falta de árvores de grande dimensão despertou o engenho humano, sendo atualmente possível obter peças demadeira virtualmente com qualquer dimensão procedendo à colagem de elementos de menores dimensões, obtendo assim seções compósitas. A versatilidade atual da madeira e seus derivados é por esse motivo praticamente ilimitada.



















































































MADEIRAMACIÇA

Móveis de Madeira Maciça são aqueles que, como o nome diz, são feitos da madeira pura, sem adição de fibras sintéticas ou aglomerados. Eles em sua natureza são mais resistentes e costumam ser mais pesados, podem durar uma vida sem sofrer deformações devido a umidade ou luz solar. São os favoritos para compor ambientes de estilo colonial e rústico.
De acordo com a forma da seçãotransversal, a madeira maciça pode se classificar em madeira redonda ou madeira serrada, o que diferencia as duas são suas características, principalmente.

MADEIRA REDONDA
É produzida diretamente a partir dos troncos ou ramos retilíneos dos quais é retirada a casca e que são posteriormente trabalhados de maneira a obter uma forma cilíndrica. A madeira redonda é utilizada num grande número de estruturasdiversas, sobretudo exteriores, tais como postes, estacas, jardins infantis, barreiras antirruído, pontes ou torres. Como um número mínimo de fibras são cortadas durante o seu aparelhamento, apresenta menor variabilidade nas suas propriedades de resistência. É também a forma que apresenta a menor superfície específica exposta aos ataques exteriores e que requer menos operações mecânicas para suaelaboração. A forma redonda é por outro lado a menos adaptada a esforços de flexão, sendo também as ligações mais difíceis de realizar. É particularmente sensível Às diferenças de retração tangencial e radial que se manifesta sob a forma de fendas longitudinais. Para evitar a formação destas fendas procede se por vezes a entalhes que permitam à seção transversal sofrer estes deslocamentos.MADEIRA SERRADA
As peças de madeira serrada são das mais utilizadas na construção. As formas mais correntes são a quadrada, para servir de postes, e a retangular, para servir de viga. A madeira serrada apresenta como principais inconvenientes a limitação da seção transversal e do comprimento e a grande variabilidade nas suas propriedades, podendo no entanto servir como elemento de base para produtoscompósitos como por exemplo os lamelados colados.

MDF

O MDF (Medium Density Fiberboard) consiste na mistura de fibras de madeira prensadas, somadas de resina para dar liga. É um material leve, sensível e de fácil manuseio e transporte. É importante manter móveis desse material livres de umidade e fora do alcance de luz solar direta. É também importante, devido à sensibilidade, tomar cuidadoao arrastar objetos ou colocar muito peso em cima de móveis feitos desse material.
Sendo conhecido mundialmente e ecologicamente correto, o MDF é um painel de fibras de madeira sendo sua composição homogênea em toda a sua superfície como em seu interior. Graças a sua resistência, estabilidade é possível obter-se excelentes acabamentos em móveis, artesanatos, molduras, rodapés, colunas,balaústres, divisórias, forros. Destaca-se pela possibilidade de ser pintado ou laqueado, podendo ser cortado, lixado, entalhado, perfurado, colado, pregado, parafusado, encaixado, moldurado. Proporcionando, sempre, excelente acabamento tanto com equipamentos industriais quanto com ferramentas convencionais para madeira. O MDF é oferecido com as faces sem revestimento (in natura); com uma ou duas faces...
tracking img