Madeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
As madeiras são um material excepcional e uma matéria-prima industrial de múltiplo aproveitamento, que acompanham e sustentam a civilização desde seus primórdios.

É um excepcional e insubstituível material que, por ter o decoro de sua origem, não se deixa dobrar por frias formulas matemáticas, pois já que foi uma arvore altaneira que em muitos confrontos venceu mais desafios queuma simples peça de estrutura.
(Jean Campredon, projetista renomado internacionalmente e diretor do Centre Technique Du Bois)

*Apresenta resistência mecânica tanto a esforços de compressão como aos de tração na flexão: foi o primeiro material de construção a ser utilizado tanto em colunas como em vigas e vergas;
*Tem resistência mecânica elevada, superior ao concreto, com a vantagem do pesopróprio reduzido;
*Resiste excepcionalmente a choque e esforço dinâmicos: sua resistência permite absorver impactos que romperiam ou estilhaçariam outros materiais;
*Apresenta boas características de isolamento térmico e absorção acústica. Seco, é satisfatoriamente dielétrico;
*Tem facilidade de afeiçoamento e simplicidade de ligações: pode ser trabalhado com ferramentas simples;
*Tem custoreduzido de produção, reservas que podem ser renovadas e, quando convenientemente preservado, perdura em vida útil prolongada a custa de insignificante manutenção;
*Em seu estado natural, apresenta uma infinidade de padrões estéticos e decorativos.

Entretanto, para atender as exigências técnicas construtivas, é necessário um processo de beneficiamento, que anulam características como:
*Degradaçãode suas propriedades e o surgimento de tensões internas, decorrentes de alterações em sua umidade, anulados pelos processos de secagem artificial controlada;
*Deterioração, quando em ambientes que favoreçam o desenvolvimento de seus principais predadores, contornada com os tratamentos de preservação.

Nos EUA é o segundo material de construção mais consumido, perdendo apenas para o aço.
Podeser usados desde fundações, estruturas, pavimentos, vedações, revestimentos e até cobertura.

ORIGEM E PRODUÇÃO
Produto direto do lenho das arvores e dos arbustos lenhosos, são classificados como:
ENDÓGENAS
De germinação interna – quando o desenvolvimento transversal do caule se processa de dentro pra fora. A parte externa do lenho é mais antiga e mais endurecida – arvores tropicais ocas,palmeiras e bambus.
EXÓGENAS
De germinação externa – tem no crescimento um desenvolvimento transversal do caule com adição, de fora para dentro, de novas camadas concêntricas de células: os anéis anuais de crescimento.
GINOSPERMAS (coníferas e resinosas) não produzem frutos e tem suas sementes descobertas. Folhas perenes em forma de agulha, folhas aciculares, lenho de madeira branda. Cerca de 35%das espécies conhecidas e cerca de 400 espécies industrialmente útil.
ANGIOSPERMAS (madeiras de lei) que durante a época colonial, tinham seu abate controlado pela Coroa Portuguesa. Cerca de 65% das espécies conhecidas, com 1500 espécies uteis: mais da metade frondosas tropicais, 15% em zonas temperadas.

FISIOLOGIA E CRESCIMENTO
Compõem-se de raiz, caule e copa
A raiz ancora a arvore no solo eretira água contendo sais minerais dissolvidos, necessário para o desenvolvimento
O caule, ou tronco, desdobra-se em ramos, folhas, flores e frutos. O tronco é a parte útil para a produção de peças de material de construção.

CASCA
Tem a ação de proteger o lenho e ser o veículo da seiva elaborada das folhas para o lenho do tronco.
CAMBIO
Comparece na seção transversal do caule, como umafina e quase invisível camada de tecidos vivos. Está situada entre a casca e o lenho.
LENHO
É o núcleo de sustentação e resistência da arvore, pela sua parte viva sobe a seiva bruta. Constitui a seção útil do tronco para obtenção, por desdobro e serragem, das peças estruturais de madeira natural ou madeira de obra.
MEDULA
Miolo central da seção transversal da tora de madeira. Tem tecido...
tracking img