Madeira moldada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Impressionismo
Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.  
Principais características da pintura: * A pintura deve registar as tonalidades que os objectos adquirem ao reflectir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
 * As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstracção do ser humano para representar imagens.
 * As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é aimpressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.
 * Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.
 * As cores e tonalidades não devemser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.
A primeira vez que o público teve contacto com a obra dos impressionistas foi numa exposição colectivarealizada em Paris, em Abril de 1874. Mas o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios académicos da pintura.
* Monet
O tema de sua pintura é a luz, e o modo como ela interage com os objectos através da mediação da pincelada. A atmosfera, os reflexos, o translúcido, a iridação, a refracção, entre outros, são os verdadeiros temas de suaarte. Se ele se utiliza de uma fachada de uma igreja ou de lírios-d'água sobre a superfície de um lago, isto é apenas um pretexto. Em Monet, a luz cria uma nova matéria. Ou melhor, ela nos mostra uma matéria - que pensávamos tão bem conhecer - de modos novos e imaginados. As pedras da fachada da igreja animam-se, a água do lago torna-se melíflua. Oscar Wilde disse que, antes de Monet, ninguém haviaobservado que os nevoeiros em volta das pontes de Londres se irisam, e que não era mais possível olhar para aqueles nevoeiros sem se lembrar do pintor francês.
    Mas tudo se realiza através da pincelada. O toque livre de Monet remete aos mestres do pincel, entre os quais Rembrandt. A tinta é colocada sobre a superfície da tela de modo espontâneo e ligeiro, sem ser descuidado, entretanto. Adivisão dos tons, com a qual os impressionistas segmentavam as cores em suas componentes primárias, levou o artista a uma cada vez menor preocupação com a forma. Uma de suas últimas séries de pinturas, retratando lírios d'água, chega a uma tal dissolução da forma na pincelada que, um passo a mais, e se estará já dentro de um estilo abstrato-informal. A poética destas pré-formas, a magia que sedesprende destes quase-objectos, nos coloca na posição de seres primitivos que estão descobrindo um mundo novo, onde cada pequena diferença no contínuo adquire significação inusitada e extraordinária.
* Manet
- Sensibilidade visual capaz de transmitir a sensação de movimentos baseados na vida moderna.
- Combinação de elegância refinada a um poder de execução único.
- O tempo de Manet é o nossotempo, real e quotidiano. Mas este tempo é visto com optimismo.
- Situações naturais e comuns em seu tempo real. Manet participa do quotidiano.
- O jogo de luminosidade ressalta o frescor que rejuvenesce, dá alegria e mostra o calor humano.
- A sombra define de forma mais clara os objectos que tomam na composição lugares.
- As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas...
tracking img